segunda-feira, 11 de junho de 2012

Aniversariante do Dia Frei Hélio, pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Aflitos da cidade de Jardim de Piranhas/RN

Parabéns Frei Hélio!!!
Nós que fazemos parte do Grupo de Jovens Nova Geração,
te desejamos muitas felicidades e muitos anos de vida.
Que DEUS te Abençoe!
Graça & Paz!!!

Salmo

                  Fonte: Google Imagens

Santo do Dia

São Barnabé
Barnabé não fez parte dos primeiros doze apóstolos escolhidos por Jesus. Mas acompanhou o Senhor e os apóstolos naqueles primeiros dias. Quando assistiu a um milagre realizado por Jesus Cristo, que diante de seus olhos curou um paralítico, aquele bondoso judeu resolveu pedir admissão entre seus discípulos. Aceito, vendeu um campo de plantações que possuía para doar seu dinheiro aos apóstolos, como conta Lucas nos Atos. Assim era Barnabé, homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé, segundo narram as Sagradas Escrituras. 

Ele era da tribo de Levi e veio ao mundo na ilha de Chipre. Foi ali que estudou, na companhia de Paulo, com o célebre mestre Gamaliel, com quem aprendeu a firmeza de caráter, as ciências e as virtudes. Chamava-se José e, quando foi admitido entre os apóstolos, recebeu o nome de Barnabé, que significa "filho da consolação", devido ao seu maravilhoso dom de acalmar e de consolar os aflitos. No quarto capítulo do Ato dos Apóstolos, Barnabé também é chamado de o "filho da exortação". 

Foi pelas mãos de Barnabé que Paulo de Tarso, o terrível perseguidor dos cristãos, ingressou nos círculos judeo-cristãos, sendo apresentado a Pedro, Tiago e aos fiéis de Jerusalém depois de sua conversão. Barnabé também o acompanhou em sua primeira viagem apostólica e foram parceiros na grande obra de conversão realizada em Antioquia, onde estabeleceram e firmaram a primeira comunidade a chamar de cristãos aos fiéis seguidores de Cristo. Depois, aos dois se juntou João Marcos, e viajaram por Salamina, Patos, Chipre, Panfília, Pisídia, Icônio e Listra, pregando e realizando milagres como testemunho da presença do Espírito Santo. 

Todo esse trabalho foi reconhecido pelo Concílio de Jerusalém, bem como o trabalho que realizou depois de passar a pregar separado de João Marcos e de Paulo, deste último por decisão pessoal, após uma divergência. Barnabé estava em Chipre quando foi martirizado no ano 61. 

Segundo uma antiga tradição, Barnabé pregava na sinagoga da Salamina quando foi interrompido por uma multidão de judeus fanáticos. O apóstolo foi seqüestrado, levado para fora da cidade e apedrejado. Entretanto existe uma outra, tão antiga quanto esta, que narra Barnabé pregando em Alexandria e em Roma, e que diz, ainda, que teria sido consagrado o primeiro bispo de Milão, cidade que o tem como seu padroeiro até hoje.

Evangelho do Dia


Evangelho (Mateus 10,7-13)

Segunda-Feira, 11 de Junho de 2012
São Barnabé



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.
11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentário


Em consonância com Sua vida e Sua morte, Jesus lança um desafio a Seus discípulos e apóstolos enviados em missão: quer que estes permaneçam com Ele. Hoje, esse desafio é assumido por todos nós. Somos motivados a segui-Lo em Sua obra de evangelização pelo caminho doloroso das perseguições, mas com fortaleza e destemor, temendo tão somente a Deus.
Os discípulos são enviados, porém, com os olhos fixos n’Aquele que é o autor e realizador da fé: Jesus. Ele, em vez da alegria que Lhe foi proposta, preferiu suportar a cruz, desprezando a vergonha, e se assentou à direita do trono de Deus.
O discípulo, quando tentado, se não quiser se tornar um “Jeremias em crise”, deve olha para o Cristo. Daí o exemplo de Jesus ser a escola do autêntico seguimento: “Considerai, pois, aquele que suportou tal contradição por parte dos pecadores, para não vos deixardes fatigar pelo desânimo”. Portanto, do interior do Mistério Pascal, compreende-se melhor o apelo encorajador lançado por Jesus durante o discurso sobre a missão dos apóstolos: “Não tenhais medo deles!”
Com esta missão durante sua vida pública, Jesus quis ser um Mestre prático e não unicamente teórico da Sua mensagem. Para Ele, seria impossível o anúncio a todas as aldeias e cidades da Galileia e os discípulos deviam ser adestrados no que era a sua missão antes da definitiva: anunciar a proximidade do Reino antes de anunciar o Reino definitivo que era o triunfo de Jesus ressuscitado.
Também, de uma forma especial, neste dia em que suplicamos com toda a Igreja a intercessão de São Barnabé, vemos que ele e Paulo serão companheiros de viagem e de missão, agora determinados pelo Espírito.
Padre Bantu Mendonça