quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mensagem

Pensamento do Dia:
Deus confiou em nós, comprometendo-se conosco, encarregou-nos de comunicá-lo.
                                                      A. Cencini


Instrua-se. Veja o que é preciso ver e saiba o que é preciso saber na sua função. 
Ao surgir uma promoção cogitarão seu nome para ocupá-la. A instrução é o seu passaporte. Esteja, pois, com ele pronto e atualizado.
                                                Inácio Dantas

Aniversariante do Dia Mayane do Grupo de Jovens Nova Geração

                                                      
Parabéns Mayane!
Nós que fazemos parte do grupo de jovens Nova Geração, desejamos a vocês muitas felicidades e muitos anos de vida.
Que Deus vos abençoe hoje e sempre!
Graça e Paz!!

Salmo


Reflexão


Programa: AMOR
    No Setor de 'Atendimento ao Cliente'

    Atendente: Boa tarde Senhora. Em que lhe posso ser útil ?
  
    Cliente: Comprei o seu programa AMOR, mas até agora não consegui instalar. Eu não sou técnica no assunto, mas acho que posso instalar com a sua ajuda.O que eu devo fazer primeiro?
  
    Atendente: O primeiro passo e abrir o seu CORAÇÃO. A senhora encontrou seu CORAÇÃO?

    Cliente: Sim, encontrei. Mas há diversos programas funcionando agora. Tem algum problema em instalar o AMOR enquanto outros programas estão funcionando?

    Atendente: Que programas estão funcionando, senhora?

    Cliente: Deixe-me ver... Eu tenho BAIXAESTIMA.EXE, RESSENTIMENTO.COM, ODIO.EXE e RANCOR.EXE funcionando agora.
  
    Atendente: Nenhum problema. O AMOR apagará automaticamente RANCOR.EXE de seu sistema operacional atual. Pode ficar em sua memória permanente, mas não vai causar problemas por muito tempo para outros programas.
    O AMOR vai reescrever BAIXAESTIMA.EXE em uma versão melhor, chamada AUTOESTIMA.EXE. Entretanto, a senhora tem que desligar completamente o ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM. Esses programas impedem que o AMOR seja instalado corretamente. A senhora pode desligá-los?
 
    Cliente: Eu não sei como desligá-los. Você pode me dizer como?

    Atendente: Com prazer! Vá ao Menu e clique em PERDAO.EXE. Faça isso quantas vezes forem necessárias, até o! ODIO.EXE e RESSENTIMENTO.COM serem apagados completamente.

    Cliente: Okay! Terminei! O AMOR começou a instalar-se automaticamente. Isso é normal?

    Atendente: Sim, é normal. A senhora deverá receber uma mensagem dizendo que reinstalará a vida de seu coração. A senhora tem essa mensagem?

    Cliente: Sim, eu tenho. Está completamente instalado?

    Atendente: Sim. Mas lembre-se: a senhora só tem o programa de modelo básico. A senhora precisa comecar a se conectar com outros CORAÇÕES a fim de obter melhoramentos.

    Cliente: Oh! Meu Deus! Eu já tenho uma mensagem de erro. Que devo fazer?

    Atendente: O que diz a mensagem?

    Cliente: Diz: 'ERRO 412 - O PROGRAMA NÃO FUNCIONA EM COMPONENTES INTERNOS'. O que isso significa?

    Atende! nte: Não se preocupe, senhora. Este é um problema comum. Significa que o programa do AMOR está ajustado para funcionar em CORAÇÕES externos, mas ainda não está funcionando em seu CORAÇÃO. E uma daquelas complicadas coisas de programação, mas em termos não-técnicos, significa que a senhora tem que 'AMAR' sua própria máquina antes que possa amar outra.

    Cliente: Então, o que devo fazer?

    Atendente: A senhora pode achar o diretório chamado 'AUTO-ACEITAÇÃO'?

    Cliente: Sim, encontrei.

    Atendente: Excelente! A senhora está ficando ótima nisso!

    Cliente: Obrigada!

    Atendente: De nada. Faça o seguinte: clique nos arquivos BONDADE.DOC, AUTOESTIMA.TXT, VALORIZE-SE.TXT, PERDAO.DOC e copie-os para o diretorio 'MEU CORAÇÃO'.  O sistema irá reescrever todos os arquivos em conflito e começará a consertar a programação defeituosa.

    Cliente: Consegui! Meu CORAÇÃO está cheio de arquivos realmente puros!  Eu tenho no meu monitor, agora, o SORRISO.MPG e esta mostrando que PAZ.EXE, CONTENTAMENTO.COM e BONDADE.COM foram instalados automaticamente no meu CORACAO.

    Atendente: Então, terminamos! O AMOR está instalado e funcionando, Ah! Mais uma coisa antes de eu ir.

    Cliente: Sim?

    Representante: O AMOR é um programa grátis. Faça o possível para distribuir uma cópia de seus vários modelos a quem a senhora encontrar e, dessa forma, a senhora receberá de volta dessas pessoas novos modelos verdadeiramente puros.

    Cliente: Obrigada pela sua ajuda!

Santo do Dia

São Pascoal Baylon
Pascoal Baylon nasceu na cidade de Torre Hermosa, na Espanha, em 16 de maio de 1540. Filho de uma família humilde, foi pastor de ovelhas desde muito jovem e, aos dezoito anos, seguindo sua vocação, tentou ser admitido no convento franciscano de Santa Maria de Loreto. Sua primeira tentativa foi frustrada, mas, em 1564, após recusar uma grande herança de um rico senhor que havia sido curado por ele e por causa dos seus dons carismáticos, ele pôde ingressar na Ordem. 

Pascoal, por humildade, permaneceu um simples irmão leigo, exercendo as funções de porteiro e ajudante dos serviços gerais. Bom, caridoso e obediente às regras da Ordem, fazia penitência constante, alimentando-se muito pouco e mantendo-se em constante oração. Por causa de sua origem pobre, não possuía nenhuma formação intelectual, porém era rico em dons transmitidos pelo Espírito Santo, possuindo uma sabedoria inata. 

Era tão carismático que a ele recorriam ilustres personalidades para aconselhamento, até mesmo o seu provincial, que lhe confiou a tarefa perigosa de levar documentos importantes para Paris. Essa viagem Pascoal fez a pé, descalço e com o hábito de franciscano, arriscando ser morto pelos calvinistas.

Defensor extremado de sua fé, travou grande luta contra os calvinistas franceses, que negavam a eucaristia. Apesar da sua simplicidade, Pascoal era muito determinado quando se tratava de dissertar sobre sua espiritualidade e conhecimentos eucarísticos. 

Foi autor de um pequeno livro de sentenças que comprovam a real presença de Cristo na eucaristia e o poder sagrado transmitido ao sumo pontífice. Por isso foi considerado um dos primeiros e mais importantes teólogos da eucaristia. 

Ele morreu no dia 17 de maio de 1592, aos cinqüenta e dois anos, em Villa Real, Valência. Em 1690, foi canonizado. O papa Leão XIII nomeou são Pascoal Baylon patrono das obras e dos congressos eucarísticos.

Evangelho do Dia


Evangelho (João 16,16-20)

Quinta-Feira, 17 de Maio de 2012
6ª Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”.17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”.19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário
Olá! Aqui estou eu, mais uma vez, para lhe dirigir uma palavra que não é minha, mas sim do próprio Jesus. Diante da situação pela qual você está passando, o Senhor diz no Evangelho de hoje: “Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
Gostaria que você meditasse bem o significado dessas Palavras, porque, por meio delas, sua tristeza se converterá em alegria. Com fé, confiança e esperança, entregue-se a Jesus, pois Ele vai subir para o Pai, para o nosso Deus.
Pare de se maltratar e de chorar. Preste atenção nas Palavras de Jesus: a vossa tristeza se transformará em alegria! É promessa de Deus, na pessoa do Seu próprio Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Daí que seja uma realidade na vida de todos aqueles que crêem em Jesus Cristo Salvador. Ele é o único que sabe do tamanho da sua tristeza e agonia.
Cristo vem para lhe fortalecer e encorajar. Saiba que a sua tristeza se transformará em alegria. Embora agora você esteja passando por uma situação difícil, não se preocupe: Jesus já o percebeu e, por isso, lhe diz: “Vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria”.
Meu filho, não existe tristeza no coração do homem que não possa ser transformada – por Jesus - em alegria. Todavia, é fundamental confiarmos no amor de Deus. É preciso apegar-se a esse amor de forma sobrenatural, mesmo que as pessoas ao seu redor lhe incentivem a desistir dos seus sonhos. Mesmo que elas coloquem barreiras naquilo que você tem buscado, não importa! Deus é maior! Confie no Senhor e, somente assim, essa tristeza se transformará em alegria. E essa alegria não lhe será tirada por ninguém. Ela será uma alegria plena.
Ao passarmos por alguma dificuldade, ela parece que não vai ter fim! Não é mesmo? Mas olhe quantas tristezas você já superou. Eu creio que na maioria delas você pensava: “Não será possível… Eu não vou sair dessa… A minha casa ‘caiu’ e não a conseguirei levantar… Dessa vez, eu não vou aguentar”. Mas você superou tudo isso com força e coragem. E, sobretudo, com fé n’Aquele que venceu o mundo.
Muitas vezes, no momento de tristeza, fazemos perguntas ao Senhor:  ”O porquê disso? O porquê daquilo? Mas de novo, Senhor? Por que só eu? Será que não posso ter sossego?”
Quero deixar algo bem claro para você, meu irmão: Se você deixar Jesus entrar no seu coração, se confiar cegamente n’Ele, Cristo lhe dirá: “No mundo sofrereis tribulações. Mas tende fé. Eu venci o mundo e comigo também vós vencereis”.
Portanto, se confiarmos ao Senhor nossas tristezas, chegaremos ao ponto de não questionarmos mais o Senhor. É necessário que a nossa confiança esteja somente no Senhor nosso Deus. Tire a sua confiança do homem. Confie apenas no Senhor! Porque Ele tem o poder de mudar tudo. Ele é o Senhor da vida, da alegria e da esperança.
Neste momento da sua vida, faça suas as palavras de Paulo: “Quando sou fraco é que sou forte!” Isso é confiar no Senhor. Me torno “fraco” quando reconheço que só Jesus pode mudar a minha vida. Mas esse reconhecer-se fraco diante do poder de Deus, na verdade, me leva a ser forte.
Quando penso e ajo assim, estou colocando toda a minha confiança no Senhor, pois acredito que não serei eu que mudará a situação, mas sim o próprio Senhor.
Padre Bantu Mendonça