quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Matriz de Nossa Senhora dos Aflitos está decorada para o Natal de 2011!



Graça e Paz!

Santo do Dia

Santa Cristiana

15 de Dezembro


Santa Cristiana A vida de Santa Cristiana é um grande testemunho de que nada é coincidência, mas tudo é providência. Os Georgianos consideram-na o instrumento providencial da sua conversão.

Ela era uma escrava que vivia na Grécia nos princípios do século IV. Teria sido levada cativa para essa terra por guerreiros vitoriosos ou teria lá procurado voluntariamente asilo, fugindo da perseguição que se desencadeara na sua pátria? Ninguém sabia qual era sua verdadeira origem; só a conheciam pelo nome de Cristiana ou Nina (cristã). Era humilde e caridosa e fazia-se estimar.

Quando alguma criança caía doente nessas regiões, a mãe levava-a de porta em porta, a fim de consultar as vizinhas sobre os melhores remédios a aplicar. Um dia, foi ter com ela uma pobre mulher, levando nos braços um menino moribundo. Ao vê-lo, a santa, cuja memória a Igreja celebra hoje, disse: "Eu não posso fazer nada, mas Deus Todo-Poderoso pode restituir-lhe a saúde, se for essa a Sua vontade". Deitou o moribundo no seu próprio catre, cobriu-o com o seu cilício, orou a Deus em nome de Cristo e, a seguir, restituiu à mãe o filho curado.

A fama desse milagre chegou aos ouvidos da rainha da Geórgia, que estava prestes a morrer de uma doença desconhecida. Pediu ela que lhe chamassem Nina, mas esta, cuja inocência já tinha corrido muitos perigos, respondeu: "O meu lugar não é em palácio". Foi então a rainha ter com a escrava e recuperou a saúde. Tanto ela como o rei Mirian quiseram recompensá-la com ricos presentes, mas Cristiana os recusou dizendo: "A única coisa que me faria feliz seria ver-vos abraçar a religião cristã". Mirian levou muito tempo a tomar essa decisão, mas um dia, correndo grave perigo numa caçada às feras, prometeu que, se escapasse ileso, se tornaria cristão. Sabe-se efetivamente que, cerca do ano de 325, ele pediu a Constantino que lhe enviasse missionários. O Imperador enviou-lhe o Bispo Pedro e o Sacerdote Jacob, que batizaram "todos os habitantes da sua capital", lançando assim os fundamentos do Cristianismo nesse país.


Santa Cristiana, rogai por nós!

Evangelho do Dia

Evangelho (Lucas 7,24-30)

Quinta-Feira, 15 de Dezembro de 2011
3ª Semana do Advento



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

24Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25Que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. 27É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’. 28Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. 29Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. 30Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 
 
Comentário: 
 O Evangelho de hoje é uma das passagens mais tristes da Palavra de Deus para mim. Este Evangelho é uma continuidade, já que no de ontem os discípulos de João Batista vieram perguntar para Jesus se Ele realmente era o esperado. Cristo dá a resposta e eles voltam, mas agora o Senhor olha para a multidão e pergunta: O que e quem vocês foram buscar lá no deserto? No final da leitura Jesus revela que é o profeta. Mas repito: a tristeza descrita no Evangelho de hoje mostra que os doutores da lei e autoridades religiosas daquele tempo não quiseram aceitar o Senhor e todo o plano de salvação que Deus tinha para eles foi frustrado. Em outras palavras, é como se Jesus estivesse dizendo: Eles se perderam, tiveram a oportunidade, e diz lá no livro do Apocalipse: “Eis que estou à porta e bato todos os dias”, então se você abrir Eu entro. Jesus bateu, bateu e bateu à porta e depois João Batista também bateu, mas eles não quiseram ouvir e permaneceram com o coração fechado. Eles não quiseram aceitar João Batista e não o aceitando também não aceitaram a presença de Jesus. E quem não aceita Deus se perde e não se salva.
Na verdade, Jesus está falando isso com muita dor no coração. É interessante que na Bíblia Ave-Maria está escrito assim: “Mas os fariseus e os mestres da lei rejeitando o batismo de João tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus, mas frustaram o desígnio de Deus a seu respeito”. Jesus tinha preparado um desígnio para eles, mas o coração deles estava fechado. E vocês sabem o que aconteceu depois? Essas pessoas acabaram matando o Salvador.
Não vou dizer que nós que estamos aqui hoje neste mundo frustramos os planos de Deus em nossa vida. Neste tempo do Advento a primeira coisa que nós precisamos parar para pensar é se realmente os planos de Deus em nossa vida, que são planos de salvação, estão acontecendo mesmo. Um plano de salvação significa que a partir de hoje preciso mudar a minha vida e caminhar na santidade, porque existem coisas que eu preciso tirar e que ainda estou guardando em meu coração.
Por isso eu queria que no dia de hoje cada um de vocês rezassem por aqueles que estão frustrando o plano de Deus na vida deles. Tenho esperança de salvar essas pessoas, porque Jesus não morreu em vão e a esperança vai nascer na noite do dia 24 de dezembro quando vamos celebrar o nascimento do Senhor.
Padre José Augusto
Comunidade Canção Nova