segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

BOTE FÉ DIOCESANO


Ontem domingo, estiveram reunidos na cidade de Currais Novos , milhares de jovens no BOTE FÈ Diocesano,Acolhendo a chegada da Cruz da Jornada Mundial da Junventude e o Ìcone de Nossa Senhora.

Confira as Fotos:















Reflexão

 Olhar para Cima

CERTA VEZ UM JOVEM MARINHEIRO TEVE QUE SUBIR AO MASTRO DURANTE UMA TEMPESTADE. AS ONDAS LEVANTAVAM O BARCO PARA ALTURAS ESTONTEANTES E LOGO EM SEGUIDA JOGAVAM-NO PARA PROFUNDEZAS ABISMAIS O JOVEM MARUJO COMEÇOU A SENTIR VERTIGEM E ESTAVA QUASE CAINDO O CAPITÃO GRITOU: "MOÇO, OLHE PARA CIMA". DE MANEIRA DECIDIDA, O MARINHEIRO DESVIOU O OLHAR SEU OLHAR DAS ONDAS AMEAÇADORAS E OLHOU PARA CIMA. ELE CONSEGUIU SUBIR COM SEGURANÇA E EXECUTAR A SUA TAREFA QUANDO OS DIAS DE TRIBULAÇÃO REVOLVEM A NOSSA VIDA, QUANDO AS TEMPESTADES DA VIDA NOS CONFUNDEM, PERDEMOS O EQUILIBRIO E SOMOS AMEAÇADOS DE DESPENCAR. ENTRETANTO SE DESVIAR-MOS NOSSO OLHAR DOS PERIGOS E OLHARMOS PARA O AJUDADOR, SE BUSCARMOS A FACE DO SENHOR EM ORAÇÃO E AGARRAMOS A SUA PODEROSA MÃO, NOSSO CORAÇÂO SE AQUIETARÁ, RECEBEREMOS FORÇA E PAZ PARA PODERMOS EXECUTAR AS NOSSAS TAREFAS EM MEIO AS TEMPESTADES E FINALMENTE SEREMOS VITORIOSOS.

Santo do Dia

                                                                                                                                           Santo Martiniano                 
Martiniano era um monge eremita, mas acabou se tornando um andarilho para que o pecado nunca o achasse "em endereço fixo".

Martiniano era natural da Cesaréia, na Palestina, nasceu no século quatro. Desde a tenra idade decidiu ligar sua vida à Deus e aos dezoito anos ingressou numa comunidade de eremitas, não muito distante da sua cidade, onde se entregou à vida reclusa e viveu durante sete anos. A fama de sua sabedoria percorreu a Palestina e Martiniano passou a ser procurado por gente de todo o país que lhe pedia conselhos, orientação espiritual, a cura de doenças e até a expulsão de maus espíritos. Ganhou fama de santidade e essa fama atraiu Cloé, uma jovem cortesã.

Cloé era milionária, bela e conhecida como uma mulher de costumes arrojados e pouco recomendáveis. Fez uma espécie de aposta em seu círculo de amizades e afirmou que faria o casto monge se perder. Trocou suas roupas luxuosas por farrapos e procurou Martiniano, pedindo abrigo. Ele deixou que entrasse, acomodou-a e foi para os aposentos do fundo da casa, onde rezou entoando cânticos de louvor ao Senhor, antes de se recolher para dormir.

Mesmo assim, Cloé não desistiu. Pela manhã trocara os farrapos por uma roupa muito sensual, aguardando o ingresso do monge nos aposentos internos da casa. O que logo aconteceu, ela então utilizou argumentos espertos tentando seduzir Martiniano, mas, ao invés disso, acabou sendo convertida por ele. Cloé a partir de então, se recolheu ao convento de Santa Paula, em Belém, passando ali o resto de seus dias. E se santificou na vida religiosa consagrada à Deus.

Por sua vez, Martiniano, que chegou a sentir-se tentado, mudou-se dali para uma ilha. Porém, certa vez, naquelas águas que rodeavam a ilha ocorreu um naufrágio de um navio e uma jovem passageira chamada Fotinia que se salvou lhe pediu abrigo. Ele consentiu que ela ficasse, mas para não sentir a tentação novamente abandonou o lugar a nado, apesar do continente ficar muito distante. A tradição diz que ele não nadou, mas que Deus mandou dois delfins para apanhá-lo e levá-lo à terra firme, são e salvo.

O fato é que, depois disso, tomou uma decisão radical, tornou-se andarilho para nunca mais ter de abrigar ninguém e ser tentado pelo pecado. Vivia da caridade alheia e morreu em Atenas, no ano 400, depois de parar a caminhada numa igreja da cidade. Sabia que o momento chegara, recebeu os sacramentos e partiu para a Casa do Pai serenamente e na santa paz.

Evangelho do Dia

Evangelho (Marcos 8,11-13)

Segunda-Feira, 13 de Fevereiro de 2012
6ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 
Comentário
Irmãos, vejam que amor o Pai nos consagrou! Enquanto os homens mergulham em suas audácias, Deus se nos apresenta com insondável bondade e em nós contempla toda a criação. Ele está em toda a parte, em tudo, e sem Ele não podemos existir.
Dirigindo-me a você: gostaria de lhe indicar esta receita para uma vida feliz: ajude o seu próximo com atos inspirados pelo amor, pois os frutos dessas obras serão graças suplementares que farão morada em sua alma. Você, então, começará, a desabrochar lentamente – tal qual uma linda flor! – e aspirará à alegria de amar a Deus.
Há tantas religiões e cada uma segue a Deus “à sua maneira”. Quanto a mim, sigo o caminho de Cristo: Jesus é o meu Deus, Jesus é o meu único amor, Jesus é o meu tudo! Que sinal do céu devo pedir mais se já tenho a Árvore da Vida, o Sacerdote que entra no santuário, não com o sangue alheio, mas com o Seu próprio Sangue? Que prova porei a Jesus se Ele é a prova maior de que Deus me ama?
Eis a razão pela qual nunca tenho medo! Faço o meu trabalho com Jesus, faço-o por Ele com dedicação. Por isso, os resultados são Seus e não meus. Se precisar de um guia, você só tem que voltar os olhos para Jesus Cristo. Deve entregar-se a Ele e contar inteiramente com Ele.
Quando você faz isso, a dúvida se dissipa e a segurança o invade. Não se esqueça de que o mais belo ato de fé é o que sai dos seus lábios em plena obscuridade, no meio dos sacrifícios, dos sofrimentos. O esforço supremo de uma vontade firme em fazer o bem. Como um raio, este ato de fé dissipa as trevas da sua alma. No meio dos relâmpagos, da tempestade, este ato de fé eleva e conduz seu interior a Deus.
A fé viva, a certeza inquebrantável e a adesão incondicional à vontade do Senhor. Eis a luz que guiou os passos do povo de Deus no deserto. É esta mesma luz que resplandece a cada instante no espírito agradável ao Pai. Foi também esta luz que conduziu os Reis Magos e os fez adorar o Messias recém-nascido. É a estrela profetizada por Balaão (cf. Nm 24,17), o archote que guia os passos de todo o homem que procura Deus.
Esta luz, esta estrela, este archote igualmente iluminam a sua alma e dirigem seus passos para o impedir de vacilar e fortificar o seu espírito no amor de Deus. Você não os vê, não os compreende, mas isso não é necessário. Tenha por certo que Jesus é o Sol que resplandece na sua alma. O profeta do Senhor cantou a seu respeito: “Na tua luz é que vemos a luz” (Salmo 36,10).
Não deixe o seu espírito sucumbir à tentação e à tristeza, porque a alegria do coração é a vida da alma. A tristeza não serve para nada e cria a morte espiritual. Acontece, por vezes, que as trevas da prova oprimem o céu da sua alma. Mas elas se convertem em luz com Cristo e em Cristo!
Você deve progredir na alegria de um coração sincero e de grande abertura para Deus. E se lhe é impossível conservar esta alegria, pelo menos não perca a coragem e conserve toda a sua confiança em Deus.
No texto de hoje vemos duas coisas: de um lado, obras divinas; de outro lado, um homem, um galileu. Só Deus pode realizar obras divinas, então preste bem atenção e veja se o Todo-poderoso não está escondido naquele “galileu”, ou seja, em quem está ao seu lado, conhecido ou não. Sim, esteja bem atento ao que vê e creia no que não vê. Aquele que chamou você a acreditar, não o abandonou e jamais o fará. Mesmo quando lhe pede que creia no que não pode ser visto, Ele não o deixou sem nada para ver, pois vê-Lo é ver o Pai.
Será que, para você, a própria criação é um sinal pobre, uma manifestação frágil do seu Criador? Repara que Ele vem e realiza milagres. Você não podia ver a Deus, mas podia ver um homem. Então, Deus fez-se homem! Não perca tempo exigindo de Deus mais um sinal, quando já tem o maior sinal: Aquele que supera Jonas, Salomão e João Batista. Ele é Aquele que, levantado da terra, atrai tudo e todos para Si e, consequentemente, atrai também para Deus, o Seu Pai.
Jesus é o verdadeiro sinal que devemos querer e trazer no nosso dia a dia. Desta forma, é certo que veremos a salvação que vem de Deus.
Padre Bantu Mendonça