domingo, 18 de março de 2012

Santo do Dia


                                                             São Cirilo de Jerusalém  
Desde o início dos tempos cristãos a heresia se infiltrara na Igreja, mas, foi no século IV, que ocorreram as do arianismo e do nestorianismo causando profundas divisões. Cirilo viveu nesse período em Jerusalém, perto de onde nascera em 315, de pais cristãos e bem situados financeiramente. Muito preparado, desde a infância, nas Sagradas Escrituras e nas matérias humanísticas, em 345, foi ordenado sacerdote.

Em 348, foi consagrado, bispo de Jerusalém. Ocupou o cargo durante aproximadamente trinta e cinco anos, dezesseis dos quais passou no exílio, em três ocasiões diferentes. A primeira porque o bispo Acácio, de grande influencia na Igreja, cuja obra foi citada por São Jerônimo, acusou Cirilo de heresia. A segunda por ordem do imperador Constâncio que entendeu ser Cirílo realmente um simpatizante dos hereges, mas em sua defesa atuaram os bispos, Atanásio e Hilário, ambos Padres da Igreja assim como o próprio bispo Cirilo o é. A terceira, foi a mais longa , porque o imperador Valente, este sim herege, decidiu mandar de volta ao exílio todos os bispos anistiados, fato que fez Cirilo peregrinar durante onze anos, por várias cidades da Ásia, até a morte do soberano, em 378.

O seu trabalho, entretanto resistiu a tudo e chegou até nossos dias e especialmente porque ele sabia ensinar o Evangelho, como poucos. Em sua cidade, logo que se tornou sacerdote e no início do episcopado era o responsável por preparar os catecúmenos, isto é, os adultos que se convertiam e iriam ser batizados. Foi nesse período que escreveu dezoito discursos catequéticos, um sermão, a carta ao imperador Constantino e outros pequenos fragmentos. Treze escritos eram dedicados à exposição geral da doutrina e cinco dedicados ao comentário dos ritos Sacramentais da iniciação cristã . Assim, seus escritos explicam detalhadamente os "como" e os "porquês" de cada oração, do batismo, da crisma, da penitência, dos sacramentos e dos mistérios do Cristianismo, ditos dogmas da Igreja..

Cirilo também soube viver a religião na prática. Numa época de grande carestia, por exemplo, não hesitou em vender valiosos vasos litúrgicos e outras preciosidades eclesiásticas, para matar a fome dos pobres da cidade. Ele morreu no ano 386.

Desde o início de sua vida religiosa, Cirilo cujo caráter era afável e suave, sempre preferiu a catequese aos assuntos polêmicos, chegando quase a se comprometer com os arianos e semi-arianos. Porém, de maneira contundente aderiu à doutrina ortodoxa da Igreja no III Concílio ecumênico de Constantinopla, em 382, no qual ficou clara sua sempre fiel postura à Santa Sé e à Verdade de Cristo. Nessa oportunidade teve em seu favor a eloqüência das vozes dos sinceros bispos e amigos, Atanásio e Hilário, que o chamaram "valente lutador para defender a Igreja dos hereges que negam as verdades de nossa religião".

Sua canonização demorou porque, durante muito tempo, seu pensamento teológico foi considerado vascilante, como dizem os registros. Em 1882, o Papa Leão XIII, na solenidade em que instituiu sua veneração, honrou São Cirilo de Jerusalém, com os títulos de doutor da Igreja e príncipe dos catequistas católicos.

Evangelho do Dia

Evangelho (João 3,14-21)

Domingo, 18 de Março de 2012
4º Domingo da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 14“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.
17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
18Quem nele crê, não é condenado, mas, quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más.
20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas, quem age conforme a verdade, aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 
Comentário
Estamos diante da conclusão do diálogo de Jesus com Nicodemos. O evangelista João – citando a passagem do Antigo Testamento em Números 21,9 – recorre ao simbolismo da serpente de bronze, a qual, pela fé, libertava das mordidas mortais das serpentes do deserto, para aplicá-lo à fé em Jesus pelo qual se tem a vida eterna.
Jesus é a “nova serpente de bronze” que, ao invés de morder e matar, nos traz a cura. Sua “mordida” elimina, de uma vez por todas, as mordidas da serpente que conquistou Adão e Eva, acarretando a morte para toda a humanidade.
Jesus é Aquele que nos atingiu com compaixão, ternura, perdão, misericórdia e o amor de Deus, Seu Pai. O Seu plano é que o pecador se arrependa e possa viver.
Portanto, diria que no Evangelho de hoje – de um diálogo com Nicodemos – Deus quer tocar no mais fundo do nosso ser, do nosso coração. Trata-se aqui de um diálogo que se traduz num convite à conversão. Este diálogo coloca em confronto duas opções: aquele que crê e aquele que não crê. Aquele que pratica o mal e ama as trevas e aquele que pratica a verdade e se aproxima da luz. Cabe a você fazer sua opção.
Neste tempo da Quaresma somos convidados à conversão, a nascer do Espírito, a nascer para a liberdade e para o amor, pois para isto fomos feitos. Pelas obras praticadas em Deus, unimo-nos com Jesus e vivemos com Ele na eternidade, na unidade do Pai e do Espírito.
Talvez você já procurou ajuda em vários lugares, e ainda continua precisando de ajuda. Deus é a única solução para os nossos problemas. Por isso, preste muita atenção ao que lhe digo: Deus tem um plano para você. Deixe-se atingir pelo amor de Deus.
“Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus” (Jo 1,12-13). Deus o ama e tem um plano maravilhoso para sua vida: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
O homem é pecador e está separado de Deus: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3,23).
Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem: “E o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1Jo 1,7). Precisamos receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, por meio de um convite pessoal à conversão: “Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa” (Ap 3,20). Por isso, não resista! Abra a sua porta e receba a Jesus como o seu Senhor.
A nossa natureza original é a santidade. No entanto, muitas vezes não cuidamos da nossa vida espiritual e, devido à falta de atenção nesta área, somos atacados por uma série de problemas em nossa vida. Saiba que a única solução para os problemas desta vida está em Cristo. Precisamos nascer de novo, nascer de Deus! Para que isto aconteça você precisa receber a Jesus Cristo. Não deixe para depois. O momento é agora!
Declare em voz alta: “Senhor Jesus, eu preciso de Ti. Abro a porta do meu coração e da minha vida. Te recebo como meu Senhor e Salvador. Perdoa meus pecados e escreve meu nome no Livro da Vida. Desejo teu plano na minha vida. Amém”.
Padre Bantu Mendonça