sábado, 1 de outubro de 2011


RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO AOS BLOGUEIROS



A Recomendação n.º 018/2011, é exclusiva aos blogueiros da cidade de Jardim de Piranhas-RN, conforme a solicitação na página 3/3 item 1.5) que manda publicar na página inicial dos blogs, a qual deverá permanecer visível durante 10 dias.



"Para mim a oração é um impulso do coração, um simples olhar para o Céu, um grito de gratidão e amor no meio da provação como no meio da alegria".

                                               (Santa Terezinha do Menino Jesus) 

Dia 01 de Outubro dia de Santa Terezinha do Menino Jesus


Teresa de Lisieux (Alençon, 2 de janeiro de 1873 — Lisieux, 30 de Setembro de 1897) foi uma religiosa carmelita francesa e Doutora da Igreja. É conhecida como Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face ou, popularmente, Santa Teresinha.
Nascida Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Teresa Martin), era filha de Louis Martin e Zélie Guérin. Quando nasceu, era muito franzina e doente e, desde o nascimento, exigia muitos cuidados.
INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Aos dois anos de idade, Teresa já tem na sua ideia seguir a vida religiosa para grande alegria da sua mãe, mas para desgosto do seu tio Isidore Guérin (seu futuro tutor sub-rogado).
Em Agosto de 1876, sua mãe toma conhecimento de que padece de câncer. Quando esta falece, seu pai muda-se com as quatro filhas para Lisieux em 1877.
A prematura morte da sua mãe, quando tinha apenas quatro anos fez com que ela se apegasse a sua irmã Pauline, que elegeu para sua "segunda mãe". A repentina entrada dessa irmã no Carmelo, fez a jovem Thérèse, adoecer. Curada pela ‘Virgem do Sorriso’, imagem da Imaculada Conceição por quem seus pais tinham afeição, tomou uma forte resolução de entrar para o Carmelo.
Entrou para ser aluna na Abadia das Beneditinas de Lisieux, e lá permaneceu por cinco anos, porém após sofrer muitas humilhações, de lá saiu e passou a receber aulas particulares.
Quase ao completar quatorze anos, no Natal de 1886, Teresa passa por uma experiência que chamou de "Noite da minha conversão". Ao voltar da missa e procurar seus presentes, percebe que seu pai se aborrece por ela apresentar comportamento infantil. A menina decide então a renunciar a infância e toma o acontecido como um sinal inspirador de força e coragem para o porvir.
VIDA NO CARMELO
Seis meses depois, Teresa decide que quer entrar para o Carmelo (Ordem das Carmelitas Descalças). Como a pouca idade a impede, é levada por familiares, em novembro de 1887, para uma audiência com o Papa, em Roma, para pedir a exceção, a chorar, ao Papa Leão XIII, contra a vontade do então Bispo de Lisieux. Em Abril do ano seguinte é finalmente aceita. Concedida a autorização ingressou em 9 de Abril de 1888 e tomou o nome de Thérèse de l'Enfant Jesus.
Fez sua profissão religiosa, em 8 de Setembro de 1890, e tomou o nome de Thérèse de l'Enfant Jesus et de Sainte Face, mas ficou conhecida após sua morte como Thérèse de Lisieux.
Inclinada por temperamento à calma e a tristeza, Thérèse com lindos cabelos castanhos, olhos claros e traços delicados, quando escrevia no seu diário “Oh! Sim, tudo me sorrirá aqui na terra”, atravessava uma época em que experimentava injustiças e incompreensões. Já atingida pela tuberculose, debilitada nas forças, não rejeitava trabalho algum e continuava a “jogar para Jesus flores de pequenos sacrifícios”.
Após seis anos na ordem, em 1894, almejando o caminho da santidade, Teresa percebe que não conseguiria pelas tradicionais mortificação, disciplina e sacrifício observadas pelos santos a quem se dedica a estudar. Inspirada nas palavras de um padre, Teresa adota a "Pequena Via", um caminho pequeno e reto para a santidade, que consiste simplesmente em se entregar ao amor de Jesus Cristo, para que Ele conduza pelo caminho.
Morreu em 30 de Setembro de 1897, com apenas 24 anos. Disse, na manhã de sua morte: “eu não me arrependo de me ter abandonado ao amor”, e na iminência de sua morte disse às religiosas que estavam à sua volta: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!". No dia 4 de outubro de 1897, foi sepultada no cemitério de Lisieux
CANONIZAÇÃO
Sua irmã, Paulina, também carmelita, publicou em 1898 os escritos de Santa Teresinha, intitulados "História de uma alma". No dia 17 de Maio de 1925, Teresinha foi canonizada pelo Papa Pio XI. O mesmo Papa a declara Patrona Universal das Missões Católicas em 1927. O Papa João Paulo II a declara Doutora da Igreja em 1997.
Em carta tornada pública em 1º de outubro de 2007, o Papa Bento XVI recordou que "Teresa de Lisieux, sem haver saído de seu Carmelo, (...) viveu à sua maneira, um autêntico espírito missionário (...) oferecendo ao mundo uma nova via espiritual lhe obteve o título de Doutora da Igreja. Desde Pio XI até os nossos dias, os Papas não têm deixado de recordar os laços entre oração, caridade e ação na missão da Igreja."

Evangelho do Dia

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”.
18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.
21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Breve comentário
Jesus nos convida à missão de levar a paz ao mundo, assim como enviou os 72 discípulos. Assim como Ele é o enviado do Pai, assim quer cada um de nós seja seu enviado. Há, portanto, uma hierarquia entre Deus, seu Pai, Ele e os discípulos.
Jesus, tendo exercido de modo pleno o poder que recebeu de seu Pai, não quis guardar para si somente esta beleza de suplantar a tudo e a todos. E então repassou este poder para os 72 discípulos. E estes ficaram protegidos. E os demônios não puderam fazer mal nenhum a eles. Ao ponto dos discípulos ficarem admirados e afirmar: “Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do Nome do Senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas!”
No versículo seguinte parece Jesus confirmar e engrandecer o poder dos discípulos: “Eu vi Satanás cair do céu como um raio. Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo”. Mas não. É verdade que eles fizeram maravilhas. Porém, este não é o foco principal e nem deve ser o motivo da nossa alegria… “mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu”. Esta sim é a razão da minha e da sua fadiga. Do nosso martírio, renúncia e jejuns.
Jesus ressuscitado subindo aos céus encarrega aos doze apóstolos – sob a liderança de Pedro – a responsabilidade de continuar a missão de divulgar o Reino a todos os povos. E esta missão repleta do poder que vem do Mestre continua presente na Igreja em nossos dias.
Ninguém pode dar a si mesmo o mandato e a missão de anunciar o Evangelho. O enviado do Senhor fala e age não por autoridade própria, mas em virtude da autoridade de Cristo. Através dos Sacramentos do Batismo e da Confirmação (Crisma) nós, os batizados, recebemos todo este poder que Jesus transmitiu aos 72 discípulos.
Jesus fez uma oração ao Pai só para agradecer a Sabedoria de Deus, que revelou esse poder aos pequeninos que tiveram a coragem de deixar a timidez de lado, e enfrentar uma cidade desconhecida, com pessoas desconhecidas, e expulsar os demônios em Nome de Jesus! Você sabia que também tem esse poder? Que tal começar a pô-lo em prática?
Mas, quem será o “primeiro paciente”? Se você me fizesse esta pergunta, eu responderia que é você mesmo este “primeiro paciente”. Expulse de seu próprio interior a preguiça, a inveja, a ira, o orgulho, a vaidade, o egoísmo, a cobiça, a vanglória, a fofoca, a mentira, a luxúria, o adultério, o cigarro, a bebedeira… Tudo em Nome e no poder de Jesus!
Alerto a você, todavia, que isso só vai acontecer se houver esperança e confiança em Jesus – assim como Ele teve no Seu Pai. E, então, você se alegrará profundamente porque o seu nome estará escrito no Céu.
Padre Bantu Mendonça