sexta-feira, 13 de abril de 2012

Salmo

Santo do Dia

São Martinho I

O papa Martinho I sabia que as conseqüências das atitudes que tomou contra o imperador Constante II, no século VII, não seriam nada boas. Nessa época, os detentores do poder achavam que podiam interferir na Igreja, como se sua doutrina devesse submissão ao Estado. Martinho defendeu os dogmas cristãos, por isso foi submetido a grandes humilhações e também a degradantes torturas.

Martinho nasceu em Todi, na Toscana, e era padre em Roma quando morreu o papa Teodoro, em 649. Eleito para sucedê-lo, Martinho I passou a dirigir a Igreja com a mão forte da disciplina que o período exigia. Para deixar isso bem claro ao chefe do poder secular de então, assumiu mesmo antes de ter sua eleição referendada pelo imperador. 

Um ano antes, Constante II tinha publicado o documento "Tipo", que apoiava as teses hereges do cisma dos monotelistas, os quais negavam a condição humana de Cristo, o que se opõe às principais raízes do cristianismo. Para reafirmar essa posição, o papa convocou, ainda, um grande Concílio, um dos maiores da história da Igreja, na basílica de São João de Latrão, para o qual foram convidados todos os bispos do Ocidente. Ali foram condenadas, definitivamente, todas as teses monotelistas, o que provocou a ira mortal do imperador Constante II. 

Ele ordenou a seu representante em Ravena, Olímpio, que prendesse o papa Marinho I. Querendo agradar ao poderoso imperador, Olímpio resolveu ir além das ordens: planejou matar Martinho. Armou um plano com seu escudeiro, que entrou no local de uma missa em que o próprio papa daria a santa comunhão aos fiéis. Na hora de receber a hóstia, o assassino sacou de seu punhal, mas ficou cego no mesmo instante e fugiu apavorado. Impressionado, Olímpio aliou-se a Martinho e projetou uma luta armada contra Constantinopla. Mas o papa perdeu sua defesa militar porque Olímpio morreu em seguida, vitimado pela peste que se alastrava naquela época. 

Com o caminho livre, o imperador Constante II ordenou a prisão do papa Martinho I pedindo a sua transferência para que o julgamento se desse em Bósforo, estreito que separa a Europa da Ásia, próximo a Istambul, na Turquia. A viagem tornou-se um verdadeiro suplício, que durou quinze meses e acabou com a saúde do papa. Mesmo assim, ao chegar à cidade, ficou exposto, desnudo, sobre um leito no meio da rua, para ser execrado pela população. Depois, foi mantido incomunicável num fétido e podre calabouço, sem as mínimas condições de higiene e alimentação. 

Ao fim do julgamento, o papa Martinho I foi condenado ao exílio na Criméia, sul da Rússia, e levado para lá em março de 655, em outra angustiante e sofrida viagem que durou dois meses. Ele acabou morrendo de fome quatro meses depois, em 16 de setembro daquele ano. Foi o último papa a ser martirizado e sua comemoração foi determinada pelo novo calendário litúrgico da Igreja para o dia 13 de abril.

Evangelho do Dia

  Evangelho (João 21,1-14)  

Sexta-Feira, 13 de Abril de 2012
Oitava da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus.
3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.
8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu.12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.
13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentário

Pela terceira vez, Jesus aparece a Seus amigos. Desta vez, foi junto ao lago de Tiberíades. O que mais se destaca aqui é a fé em Jesus que brota do coração, e não dos olhos somente. Somos convidados a confiar no testemunho idôneo daqueles que O rodearam e adquiriram o conhecimento da verdade, do testemunho da Sua ressurreição.
A certeza de que o Senhor está vivo é o testemunho autêntico daqueles a quem Ele apareceu e a Sua própria Palavra no mar de Tiberíades. Infelizmente, ainda hoje, muitas dúvidas vão persistindo, algumas vezes na nossa mente, induzida pelos “profetas das desgraças” que espalham falsas doutrinas, às vezes, com fundamentos cientificamente comprovados. Mas tudo isso porque somos homens e mulheres de pouca fé. Perdoa-nos, Senhor, a nossa mesquinhez e nos auxilia a crescer na fé em Sua Pessoa e Palavra!
Senhor Jesus, caminhe lado a lado conosco na estrada da nossa vida. Acompanhe-nos em nossas amarguras e tristezas. Raramente, porém, conseguimos ter os olhos abertos para vê-Lo e os ouvidos atentos para escutá-Lo.
Minha irmã e meu irmão, Deus o chama! Será que o caminho que você está tentando seguir – e que não está dando muito certo – é o caminho de Jesus? Aquele que disse “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” está conosco.
Ele nos convida a lançar a rede para o outro lado da barca. Você se preocupa com o seu sustento? Não se preocupe, pois Ele cuidará de tudo. É só confiar e jogar a sua rede do outro lado. Converter é mudar de rumo, de direção. Converta-se! Mude agora o seu caminho para Deus e será uma pessoa nova como o Cristo ressuscitado!
Muitas vezes, a canseira do dia a dia nos torna “quebrados” e sem rumo na vida. Sem a presença de Cristo, o barco da nossa vida regressa do mar vazio sem peixe. A nossa vida fica sem sabor e razão de viver. Só com a presença do Cristo Ressuscitado tudo ganha sentido. Foi assim para os discípulos no mar de Tiberíades.
Temos a certeza de que, sem Jesus, a canseira de uma noite inteira de pescaria resultaria inútil. Contudo, à indicação da Palavra d’Aquele que venceu a morte – e que se encontra na margem do nosso desespero – ocorre milagrosamente uma abundância de peixes nas redes da nossa vida, a ponto de quase se romperem!
É verdade, Jesus, eu creio! Sem o Senhor por perto, nada conseguiremos. A nossa sabedoria, a nossa habilidade, os nossos conhecimentos nada conseguem se a Sua presença não orientar a nossa ação. Por isso, insistentemente, eu Lhe suplico, Senhor Jesus, que a Sua presença sempre se faça sentir na nossa ação cotidiana e que, jamais, empreendamos qualquer atividade sem tê-Lo presente como guia, conselheiro e distribuidor providente de todo o nosso alimento que fortifica e dá sentido à nossa vida.
Pai, que a presença do Ressuscitado reforce a comunhão com meus irmãos e minhas irmãs de fé, a fim de podermos atrair para Ele muitas outras pessoas de boa vontade.
Padre Bantu Mendonça