sexta-feira, 18 de maio de 2012

Santo do Dia



                                                                   São Félix de Cantalício
Félix Porro nasceu na pequena província agrícola de Cantalício, Rieti, Itália, em 1515. Filho de uma família muito modesta de camponeses, teve de trabalhar desde a tenra idade, não podendo estudar. Na adolescência, transferiu-se para Cittaducale, para trabalhar como pastor e lavrador numa rica propriedade. Alimentava sua vocação à austeridade de vida, solidariedade ao próximo, lendo a vida dos Padres, o Evangelho e praticando a oração contemplativa, associada à penitência constante e à caridade cristã.

Aos trinta anos de idade entrou para os capuchinhos. E, em 1545, depois de completar um ano de noviciado, emitiu a profissão dos votos religiosos no pequeno convento de Monte São João. Ele pertenceu à primeira geração dos capuchinhos. Os primeiros anos de vida religiosa passou entre os conventos de Monte São João, Tívoli e Palanzana de Viterbo, para depois, no final de 1547, se transferir, definitivamente, para o convento de São Boaventura, em Roma, sede principal da Ordem, onde viveu mais quarenta anos, sendo chamado de frei Félix de Cantalício.

Nesse período, trajando um hábito velho e roto, trazendo sempre nas mãos um rosário e nas costas um grande saco, que fazia pender seu corpo cansado, ele saía, para esmolar ajuda para o convento, pelas ruas da cidade eterna. Todas as pessoas, adultos, velhos ou crianças, pobres ou ricos, o veneravam, tamanha era sua bondade e santidade. A todos e a tudo agradecia sempre com a mesma frase: "Deo Gracias", ou seja, Graças a Deus. Mendigou antes o pão e depois, até à morte, vinho e óleo para os seus frades.

Quando já bem velhinho foi abordado por um cardeal que lhe perguntou por que não pedia aos seus superiores um merecido descanso, frei Felix foi categórico na resposta: "O soldado morre com as armas na mão e o burro com o peso do fardo. Não permita Deus que eu dê repouso ao meu corpo, que outro fim não tem senão sofrer e trabalhar".
Em vida, foram muitos os prodígios, curas e profecias atribuídos a frei Félix, testemunhados quase só pela população: os frades não julgavam oportuno difundi-los. Mas quando ele morreu, ficaram atônitos com a imensa procissão de fiéis que desejavam se despedir do amado frei, ao qual, juntamente com o papa Xisto V, proclamavam os seus milagres e a sua santidade.

Ele vivenciou o seguimento de Jesus descrito nas constituições da Ordem, na simplicidade do seu carisma, nunca servilmente. Conviveu com muitos frades e religiosos ilustres, sendo amigo pessoal de Felipe Néri, Carlo Borromeo, hoje também santos, e do papa Xisto V, ao qual predisse o seu papado.

No dia 18 de maio de 1587, aos setenta e dois anos, depois de oito anos de sofrimentos causados por uma doença nos intestinos, e tendo uma visão da Santíssima Virgem, frei Félix deu seu último suspiro e partiu para os braços do Pai Eterno. O papa Clemente XI o canonizou em 1712. O corpo de são Félix de Cantalício repousa na igreja da Imaculada Conceição, em Roma.

Evangelho do Dia

Evangelho (João 16,20-23a)

Sexta-Feira, 18 de Maio de 2012
6ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.
22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 
Comentario
 
Continuando o Evangelho de ontem, Jesus dirige Palavras de consolação a nós: “Vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres”. Poderíamos afirmar que o tema central proposto por Jesus, neste dia, é da alegria que supera a tristeza.
Veja que, por ocasião das bodas, em Caná da Galileia, Jesus inicia o Seu ministério. Trata-se de um momento de grande alegria, o qual nos proporciona a oportunidade de contemplar – já aqui na Terra – o que viveremos para sempre no céu. Alegria das bodas com o vinho de Jesus. Com Sua partida, não cessará a alegria, mesmo que os discípulos passem por momentos de tristeza.
A tendência para falar dos momentos tristes sobrepõe-se, na maioria das vezes, aos momentos de alegria. Não deveria ser assim, mas faz parte da vida. Dela também fazem parte as alegrias e tristezas, as promessas e concretizações, as forças e fraquezas, os sorrisos e as lágrimas. Diariamente, tentamos “driblar” os caminhos de sofrimento, e o mesmo fazemos com os da morte. É nesse “driblar” que encontramos o [verdadeiro] caminho e avançamos nele. Mas, avançar por quê? Porque o Senhor nos promete: “Agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês”.
Por mais complicada que seja a sua situação, tudo tem solução. É verdade! Não há um só problema que não possa ser resolvido. No entanto, essa solução é de mais fácil visualização se for procurada por uma pessoa que esteja “fora” desse problema, ou seja, por alguém que queira ajudar. Uma pessoa amiga, um “anjo”. Mas nunca um lobo em pele de carneiro.
A verdadeira amizade é feita em Deus; e o primeiro amigos que você deve ter é Jesus Cristo. Ele é o amigo fiel, Aquele que não nos abandona em momento nenhum. Ele mesmo nos convida: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos. Tomai o meu jugo sobre vós e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. E encontrareis alívio”.
Com o Senhor,  sua tristeza se converterá em alegria. Portanto, é fundamental que, não tendo ainda encontrado a solução para seu problema, você tenha força de vontade para procurá-Lo e lutar por Ele. Lute pela sua vida, pelo seu amor, pela sua família e pelo seu bem-estar!
Mesmo que você esteja triste, ferido e abatido; mesmo que a dor bata bem lá no fundo do seu coração e você sinta aquele “vazio”, saiba que tudo serve para lhe mostrar o quanto você é forte, o quanto você pode dar “a volta por cima”, crescer e vencer!
Escute o que lhe diz Paulo: “Prefiro gloriar-me nas minhas fraquezas, porque quando me sinto fraco então é que sou forte”. Forte para recomeçar tudo mais uma vez! Com Cristo você será mais do que vencedor, pois a sua tristeza se converterá em alegria plena – com Cristo e em Cristo – pela força e pelo poder do Espírito Santo.
Padre Bantu Mendonça