sábado, 8 de outubro de 2011

Têxto de Reflexão

Jovens Tenhamos sempre confiança em Deus.

Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor dele até na velhice. (Eclesiástico 2,6)

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo,
Graça e Paz!

Diante do texto do Eclesiástico, que possamos tirar de proveito para nossa vida as coisas que nos fortalece e que nos aproxima de Deus. Se permanecermos até o fim, ganharemos o prêmio da bem aventurança dado por Deus. Somente aos fortes e corajosos é dado está dádiva de nosso Pai que está no céu.

No mundo em que vivemos hoje, a realidade do dia a dia nos leva muitas vezes a ficarmos meios que divididos. O mundo, nos oferece muitas coisas que imaginamos na maioria das vezes ser o tudo na nossa vida. Como jovens queremos se divertir, brincar, beber, farrear e muitas outras coisas que já são do conhecimento de todos nos dias atuais. O nosso Deus nos dá a liberdade de escolher o que queremos para nossa vida. Porém, na maioria das vezes deixamos a vontade de Deus passar distante das nossas, pois preferimos agradar os nossos amigos que a Deus.E depois que passar tudo? Onde está nossa felicidade? Cadê os amigos que estavam conosco? O vazio logo toma conta meus irmãos e irmãs, pois as coisas do mundo são passageiras e as felicidades que nos tráz são momentâneas, logo passam. Não é pecado se divertir, pecado é fazer com que o nosso divertimento nos afaste de Deus, a maneira que nós nos portamos diante de tudo o que o mundo nos oferece.

São Paulo nos fala em uma de suas cartas a coríntios que, “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”. (  I coríntios 6, 12,). Não nos convém como jovens filhos de Deus, estar caindo embriagados e drogados pelas calçadas, nas ruas ou até mesmo nos bares, não nos convém estarmos em farras onde role todo tipo de drogas, de sexo desenfreado, não nos convém estar portando armas na cintura, e muitas outras coisas que só é de momento e muitas vezes levam a desgraça. Tudo isso desagrada ao Senhor, pois, Ele mesmo que falou aos discípulos, “amem-se uns aos outros como eu vos amei”.

Se andarmos com uma arma na cintura, onde está o Amor de Deus que devemos ter dentro de nós? Se nos drogamos e fazemos badernas e quebramos tudo, tornando-se vândalos pelo efeito do álcool e da droga, Onde está o Amor de Deus em nós? Se fizermos sexo aí à direita e á esquerda, usando o nosso corpo só por um momento que logo passa, onde está o Amor de Deus em nós? Passa longe meus irmãos, pois essas coisas nos distanciam de Deus, na realidade em vês da felicidade, causamos com tudo isso o pecado, pois com a embriagues e o sexo desenfreado, estamos morrendo por dentro usando o nosso corpo e o corpo da outra pessoa só pelo puro prazer.

Peçamos força ao Nosso Deus, para que as coisas do mundo não sejam na nossa vida maiores do que as coisas que nos leva para junto dEle. Acordem para o Senhor, ainda á tempo! Todos nós somos filhos de Deus, e Ele como Pai, quer ver seus filhos bem e sempre felizes. E um dia todos juntos possamos contemplá-lo face a face no lugar preparado por Ele para cada um de nós.

 Ailsom Medeiros.
“Nossa Senhora recebeu pela inefável bondade de Jesus a força de suportar até o fim as provações do seu amor. Que você também possa encontrar a força de perseverar com o Senhor até o Calvário!”
 (Padre Pio)

Jovem Yuri escreve para o blog


Em Busca De Um Grande Sonho:
Ser Um ''Jogador De Futebol''
Por Isso Cada Jogo é Um Jogo.
Cada Vitória é Uma Vitória.
Passo a Passo,
com a Ajuda De Deus,
e Com Muita Força De Vontade.
A Ilusão é Combustível De Perdedores. Nada é Impossível
Basta Você Correr Atrás.
Basta Você Lutar Por Aquilo Que Você Deseja Pra Você.

  E Com Muita Dedicação, Fé E Força De Vontade
Um Dia Eu Chego Lá, Se Deus Quiser!
Por: YuriSilva_11’

santa do dia


Santa Pelágia Penitente

Esta é uma veneração muito antiga, citada mesmo por são João Crisóstomo em um de seus célebres sermões. Sem dúvida, uma página cristã muito interessante, cujos tênues registros estão mesclados pelas tradições orientais dos primeiros séculos.

Originária da Antioquia, Turquia, Pelágia viveu no século III. Era uma bailarina belíssima, escandalosa, muito divertida, festiva e pagã. Costumava encantar e seduzir os homens com sua dança, alegria, roupas, jóias e outros ornamentos luxuosos que usava, exclusivamente, com essa finalidade. Com isso, tornou-se uma das figuras mais conhecidas da vida mundana e social daquela cidade. Além, é claro, de ter conseguido uma sólida riqueza e grande influência. Sua fama ultrapassava os limites do movimentado pólo econômico e social, pois muitos nobres ricos vinham apenas para poder estar com ela, que cada vez mais aumentava suas posses e poder.

Entretanto, certa vez a sua ostentação chamou a atenção do bispo Nono. Foi durante uma procissão, a que exuberante bailarina assistia, como se fosse um simples espetáculo, numa atitude debochada e espalhafatosa. Ricamente vestida e cercada por alguns pretendentes, ela assistia a tudo certa de que as atenções eram, na verdade, apenas voltadas para ela. O sábio bispo, então, questionou a multidão: se uma mulher era capaz de enfeitar-se daquela forma para chamar a atenção de um simples homem mortal, como deveríamos nós adornar a nossa alma destinada a Deus eterno? Aquela observação tocou o coração da bailarina pagã.

Ela foi para casa refletindo sobre as palavras do sermão, lá chorou de arrependimento a noite toda. No dia seguinte, procurou o bispo, que a enviou a uma senhora cristã, para ser preparada para o batismo. Foi assim que, depois, trocou as roupas e adereços de seda e ouro por uma túnica branca para ser batizada. À noite, com autorização dele, Pelágia trocou sua túnica por uma de penitente e abandonou Antioquia. Foi a pé para Jerusalém, viver como eremita, numa gruta, no Monte das Oliveiras, onde Jesus viveu sua agonia da Paixão.

Mas quando chegou estava vestida como homem, para evitar que sua beleza perturbasse os outros anacoretas da pequena comunidade. E viveu sendo chamada de Pelágio, de tal modo que todos a esqueceram. Quando morreu, os ermitãos que desconheciam sua origem descobriram que Pelágio era uma mulher. Foi então que reconheceram tratar-se da bailariana da Antioquia, agora uma simples penitente arrependida, que se anulara do mundo, no seguimento do Cristo.

O seu culto e sua história foram muito difundidos no mundo cristão oriental. Chegou ao Ocidente através das tradições trazidas pelos peregrinos, que na Terra Santa também visitavam a gruta de santa Pelágia Penitente. A Igreja autorizou esta tradicional devoção popular, mantendo no dia 8 de outubro a sua festa litúrgica. Santa Pelágia Penitente é considerada a padroeira dos cômicos e das atrizes.



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”.
Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Breve comentário

Diante da enorme multidão, Jesus recebe um elogio por meio de uma mulher:“Ditoso o ventre que te carregou e os seios que te amamentaram!” Em outras palavras seria: “Viva a mãe que o gerou!”, porque entre os antigos judeus a melhor honra de uma mulher consistia em ter um filho famoso.
Este elogio à mãe de Jesus é a segunda vez que ela o recebe de uma mulher que a declara bem-aventurada ou ditosa. A primeira foi quando da visita a Isabel em Lc 1,45 que, noMagnificat, se traduz numa bênção reconhecida em todos os tempos: “Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada”. Mas Jesus disse: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”. Ao responder assim, Jesus não nega a bem-aventurança dada a sua mãe, porém, prefere a bem-aventurança última e eterna destinada a todos aqueles que escolhem a felicidade que provém de Deus àquela que sai da boca dos homens.
Esta felicidade que ouvimos da boca de Jesus sai da vontade e preferência divinas. E esta felicidade é a de escutar e guardar a Palavra de Deus Vivo e Verdadeiro.
Devemos entender esta passagem com a paralela em Lucas 8,21 quando Jesus escolhe a sua nova família entre os ouvintes da Palavra de Deus e praticantes da mesma.
O mundo espiritual está acima do mundo material e dos laços familiares. Jesus anuncia premiar Seus discípulos por deixar a própria família por causa d’Ele e do Evangelho (Mc 10,29), pois Ele também havia deixado Sua família para fazer a vontade do Pai, em cuja casa devia ser procurado, com antecedência à casa de seus familiares em Nazaré.
Jesus, pois, a si mesmo se justifica quando afirma em Lc 8,21 a sua nova família e que, nesta ocasião, a louva em comparação com a família biológica. A fé está acima da biologia, assim como o espírito está acima da matéria.
Se vemos em Jesus o Mestre, estaremos a meio caminho da Verdade. Ele pode afirmar que “não é a carne nem o sangue” que devem ser os intérpretes de seu Evangelho, mas somente os nascidos da vontade divina – como Ele próprio. São estes que constituem a sua verdadeira família.
O fato de seus familiares não acreditarem n’Ele – assim como os seus conterrâneos – é algo mais para se agradecer do que surpreender, pois nesse fato encontramos uma razão para admirar os caminhos do Senhor que não considera os laços familiares como motivo de sua Providência.
São os menos favorecidos os que, como pequeninos e ignorantes, O encontram e, com Ele, descobrem o Pai comum. Nem por isso devemos renunciar ao encontro com a Sua Mãe que se transforma em nossa mãe, Maria, mulher eternamente bem-aventurada.
Padre Bantu Mendonça