quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Crisma

Ontem a noite, foi realizada na matriz de Nossa Senhora dos Aflitos em Jardim de Piranhas-RN, mas uma celebração da Crisma. Receberam o sacramento pelas mãos do nosso Bispo Diocesano Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz,OFMcap, no total foram 69 Crismando.

Confia as Fotos:













Santo do Dia


  Santo Ambrósio

Conselheiro e pai espiritual de três imperadores romanos, Graciano, Valentiniano II e Teodósio I, Ambrósio é o símbolo da Igreja nascente, após os sofridos anos de perseguições e vida escondida. Foi graças à sua atuação que a Igreja de Roma conseguiu tratar com o poder público sem servilismo.

Tanto que Ambrósio chegou a repreender asperamente o imperador Teodósio I, obrigando-o a fazer uma penitência pública por ter massacrado a população da Tessalônica para conter uma revolta. A sua figura representa o ideal de bispo pastor, que se deve impor como símbolo de liberdade e de pacificação para o Povo de Deus.

Nasceu em Trèves, atual Alemanha, por volta do ano 339. Era de família cristã: seu pai era alto funcionário do Império Romano, governador de uma província do outro lado dos Alpes, no norte da Itália. Quando o pai morreu, a família foi para Roma, onde Ambrosio estudou direito, retórica e iniciou sua carreira jurídica.

Certa vez, estava em Milão quando o bispo morreu. Bom jurista e funcionário imperial, procurou evitar um conflito nas novas eleições eclesiásticas com um discurso firme e muito sensato. Foi tão sereno e equilibrado que, ao final, a assembléia o aclamou o novo bispo de Milão. Muito surpreso, recusou, dizendo que essa não era a sua intenção, até porque era um pecador, e não era ainda batizado, ainda se preparava para esse sacramento. Mas não adiantou. Logo foi batizado e consagrado.

Desde então, dedicou-se com afinco ao estudo das Sagradas Escrituras. Não era intelectual, mas suas obras litúrgicas, comentários sobre as Escrituras e tratados ascético-morais o fizeram especialista da doutrina cristã e da arte de administrar a comunidade cristã a ele confiada.

A marca do seu apostolado foi impressa pela importância que deu aos valores da virgindade de Maria e dos mártires de Cristo. Considerado o pai da liturgia ambrosiana, recebeu com mérito o título de doutor da Igreja.

Os livros de sua autoria que chegaram até nós são, quase todos, a reprodução de suas pregações e sermões. Agostinho, convertido por ele e um dos seus ouvintes freqüentes, conta que o prestígio dos sermões do bispo Ambrósio de Milão era enorme, graças ao eficaz tom de voz e sua eloqüência com a escolha das palavras. Por isso foi chamado de "o apóstolo da amizade".

Morreu em Milão, em 4 de abril de 397, uma Sexta-Feira Santa. Santo Ambrósio é venerado no dia 7 de dezembro, data em que, no ano 374, foi aclamado pela população bispo de Milão.


Evangelho do Dia


Evangelho (Mateus 11,28-30)


Quarta-Feira, 7 de Dezembro de 2011

Santo Ambrósio

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Comentário

Hoje o Senhor claramente nos convida a irmos até Ele: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos”. E eu pergunto quantos de nós temos nos cansado, durante o nosso dia a dia, pelas circunstâncias, seja por uma insatisfação pessoal no trabalho, seja pelas coisas que acontecem que não saem da forma como desejamos, ou seja, até mesmo o jeito como nós tratamos a quem amamos – que por muitas vezes nem é o modo como queremos tratá-lo – mas pela falta de paciência, pelo cansaço físico, mental ou espiritual nos deixamos levar pelas nossas fraquezas e não fazemos o bem que gostaríamos.
Hoje Jesus nos convida para entregar tudo a Ele porque conhece o nosso coração e sabe que só n’Ele teremos descanso, pois Ele mesmo justifica isso quando diz “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendeis de mim, porque sou manso e humilde de coração. Pois o meu jugo é suave e meu fardo é leve”.
Jesus não nos convida para irmos até Ele para nos condenar, mas para tirar de nós tudo que não nos faz bem, inclusive nosso sentimento de culpa em relação aos nossos pecados e fraquezas. Ele anseia e deseja muito que O busquemos para nos dar o descanso necessário para uma boa caminhada.
Não importa se está você passando por esta crise, pensando que ninguém se preocupa, o que eu quero dizer a você são palavras do Mestre: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados de carregar as vossas pesadas cargas, e eu vos darei descanso”.
Neste texto, Jesus demonstra o Seu amor para com cada um de nós. Ele sempre se importa conosco e, por isso, nos chama. Faz-nos um convite. E este convite é dirigido aos que têm problemas, aos cansados e oprimidos; aos que estão com cargas tão pesadas e tão grandes que não dão conta de as carregar sozinhos; aos que perderam a esperança até mesmo para esperar; aos que estão feridos e com traumas profundos; aos que não têm mais caminho, para caminhar; aos que perderam o rumo da vida, para os que perderam a direção.
O convite é para você que está com o coração quebrado, arrebentado, porque há reabilitação, há cura; é para você que desperdiçou a vida no mal, pois ainda há possibilidade para fazer o bem. Para você que já não tem mais perspectiva na vida, expectativa de um novo começo. Para você que se sente desesperado, desprezado; para você que se sente doente, perdido na vida; para você que está longe e morto em delitos e pecados.
Talvez você diga: “Minha vida não tem jeito, porque o pau que nasce torto, cresce torto e morre torto”. Mas eu lhe digo: “Tem jeito sim! Porque o pau que nasce torto, só é torto antes de chegar nas mãos do Carpinteiro de Nazaré. Depois de passar pelas mãos d’Ele sai um móvel precioso, raríssimo de encontrar!”
Jesus Cristo lhe oferece uma nova oportunidade. Jesus é o Deus do impossível. É o Deus capaz de fazer do vilão, um herói; do bandido, um santo; do perseguidor, um defensor do Evangelho.
Com as palavras “vinde a Mim”, Jesus nos chama a confiar n’Ele, a crer. Porque ninguém pode ir e seguir sem crer e sem confiar n’Ele.
Ele o chama para que você tome sobre si o jugo d’Ele: “tomai sobre vós o meu jugo”. O Senhor não o engana. Ele não prometeu só mar de rosas, porque aqui o “jugo” quer dizer que tudo aquilo por que Ele passou você terá de passar. Assim como Ele foi perseguido, sofreu, foi maltratado e caluniado, zombado, odiado, abandonado entre ladrões e morto na Cruz – mas que três dias depois ressuscitou – assim também você terá de passar pela mesma situação. Aliás, ao discípulo basta ser igual ao mestre: “Se a Mim trataram assim, a vós também. Mas não tenhais medo. Eu venci o mundo!”
Precisamos aprender d’Ele: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”.Chama-nos ao discipulado d’Ele, a sermos Seus alunos. Ele quer que eu e você sejamos imitadores d’Ele. Ele passará a ser o seu modelo. Você precisará conhecer mais e mais o seu Senhor, as coisas d’Ele, até chegar ao pleno conhecimento. Mas isso só será possível se estiver perto d’Ele. É por isso que o Senhor também nos chama para estar perto d’Ele, junto d’Ele, para ter comunhão e intimidade com Ele. É urgente que você conte tudo para Deus. Ele lhe dá este privilégio de abrir o peito, a alma, e o coração. E então: “achareis descanso para as vossas almas”.
Jesus, hoje quero Te louvar pelo meu trabalho, mesmo sabendo que ele tem me privado muito dos nossos momentos de intimidade. Isso, na verdade, tem me feito valorizar cada minutinho que posso beber da graça que é ter a Tua presença. Dá-me a graça de, durante todo o meu dia, conseguir parar para escutar e discernir a Tua vontade para as minhas atitudes do meu dia. Dá-me a graça de ser manso e humilde assim como Tu és, Senhor.
Padre Bantu Mendonça