quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Aniversariante do Dia Yuri Silva integrante do Grupo de Jovens Nova Geração

Parabéns para o Yuri Silva.
Que Deus te ilumine sempre!
Abraço de todos nós que fazemos parte do Grupo de Jovens Nova Geração.

Santo do Dia

Santo Elígio (Santo Elói)

 1 de Dezembro



Santo Elígio (Santo Elói) Santo Elígio nasceu em Limoges no ano de 588, de nobre família galo-romana, exerceu várias profissões e chegou a Bispo.

Elígio (também conhecido pelo nome de Elói) que em Paris tinha trabalhado como aprendiz junto com o superintendente de confecções de moedas reais, empenhou-se tanto e com tamanha honestidade que, com o precioso metal (ouro) que lhe foi fornecido para fazer um trono para o rei Clotário II, ele fez dois tronos, isso valeu-lhe a promoção de diretor da casa da moeda e ourives do rei. Ainda existem muitas moedas assinadas por Elígio e sabe-se que, em determinada altura, também cunhou moedas em Marselha.

No tempo de Dagoberto II, filho e sucessor de Clotário II, Elígio foi um dos conselheiros mais influentes do rei. Diz-se que os enviados dos príncipes estrangeiros se avistavam previamente com ele, antes de serem recebidos oficialmente pelo soberano. Era diplomata hábil e por mais de uma vez conseguiu evitar a guerra. Gozava de tanta confiança junto do rei, que não só se permitia fazer-lhe reparos sobre a indumentária descuidada, mas também sobre a sua vida privada que, como se sabe, deixava ainda mais a desejar.

O tempo que sobrava a este homem da corte, dos seus negócios e orações, de acudir aos pobres, remir cativos ou libertar escravos, empregava-o em honrar com a sua arte as relíquias dos santos. Atribuem-se-lhe os relicários feitos para S. Germano de Paris, S. Piat, S. Severino, S. Martinho, Santa Comba e Santa Genoveva. Diz-se que decorou também com trabalhos de ourivesaria o túmulo de S. Dinis. Além disso, fundou mosteiros, entre os quais um perto de Solignac em Limousin, outro dedicado a S. Martinho de Noyon e ainda outro a seis milhas de Arrás, numa colina que depois se chamou Monte de Santo Elói (Santo Elígio).

Em 639, morto o rei, demitiu-se de todos os cargos, para entrar na vida eclesiástica, tendo sido ordenado sacerdote por Deodato, Bispo de Mans. Foi sagrado Bispo em Ruão, no dia 14 de maio de 641, e ocupou desde então a Sé Episcopal de Noyon. Foi grande organizador, apóstolo cheio de zelo, sabedoria e bondade. A sua atividade irradiou para Flandres, Holanda e até, segundo se conta, para a Suécia e Dinamarca.

Faleceu no ano de 659 com 71 anos de idade.

Santo Elígio, rogai por nós!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mateus 7,21.24-27)

Quinta-Feira, 1 de Dezembro de 2011
1ª Semana do Advento


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha.
26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 
Comentário:
 
As imagens do homem prudente e do homem insensato, e o diferente resultado do modo de agir de um e de outro, correspondem às fórmulas da aliança de Deus com Israel que se concluem com as bênçãos e com as maldições. Tais bênçãos e maldições dependem da consistência do meu e do seu agir e do fundamento sobre o qual se apoiam.
É certamente mais custoso construir sobre a rocha do que construir sobre a areia. Mas a casa construída sobre a rocha é sólida e resiste aos temporais e às enxurradas, enquanto a que é construída sobre a areia facilmente se desmorona e cai em ruínas. A qualidade do fundamento é, pois, decisiva.
A Palavra de Jesus é o fundamento imperecível para apoiar as nossas obras e a nossa vida. Não são as emoções fáceis resultantes de milagres ou de manifestações espetaculares que dão fundamento seguro à nossa vida e à nossa realização pessoal, mas a obediência filial à vontade de Deus. Veja o que Jesus nos diz hoje: “Nem todo o que me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino do Céu, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está no Céu”.
Meu irmão, o Advento é tempo de viver mais intensamente a esperança e de crescer na confiança, porque Deus prometeu e vem efetivamente nos salvar. Temos uma cidade forte. O Senhor nos protege, constrói para nós a paz. É preciso pôr a nossa confiança no Senhor, porque Ele é a rocha segura. É melhor refugiar-se no Senhor do que confiar no homem.
“Abri-me as portas da justiça: quero entrar e dar graças ao Senhor”. Este é um dentre os inúmeros gritos de confiança – que escutamos durante o tempo do Advento – e que nos dão coragem e criam ao nosso redor uma atmosfera de tranquilidade e segurança.
O Evangelho diz-nos qual é o verdadeiro fundamento do discipulado e da nossa confiança. Não são as coisas extraordinárias – os exorcismos, as curas, os milagres – mas na Palavra devidamente escutada e posta em prática. Não é suficiente dizer: “Senhor, Senhor!” para ser verdadeiro discípulo. É preciso obedecer à Palavra do Senhor encarnada na vida. Também não posso fundamentar a minha vida no excepcional, no aparente ou na vaidade das minhas realizações efêmeras. Com isso, só “mascaro” a inconsistência da minha vida, esquecendo-me de que, mesmo os menores gestos de bem que eu possa realizar, são dom da graça que exige humildade e reconhecimento.
E, se repentinamente me vejo confrontado com a minha fragilidade, deixo-me tomar pelo terror e pelo desespero – como quando cai uma casa – porque verifico que não tenho morada na cidade forte, habitada exclusivamente por um povo justo que cumpre com os seus compromissos e fundamenta sua existência no Senhor, rocha eterna.
Diferente será minha sorte se eu apoiar minha vida na Palavra do Senhor. Ela será para mim solidez e proteção. Quem se gloria unicamente na bondade do Senhor, vê abrirem-se-lhe as portas da cidade forte. E, assim, poderá entrar no Reino do Filho muito amado do Pai. A promessa é de Jesus: “Quem ouve as minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha firme”.
Padre Bantu Mendonça