segunda-feira, 21 de maio de 2012

Salmo


Aniversariante do Dia Joyce do Grupo de Jovens Nova Geração


Parabéns Joyce!
Nós que fazemos parte do grupo de jovens Nova Geração, desejamos a vocês muitas felicidades e muitos anos de vida.
Que Deus vos abençoe hoje e sempre!
Graça e Paz!!

Santo do Dia

Manuel G. Gonzáles e Adílio Daronch 
Bem-aventurados
Padre Manuel Gomes Gonzalez nasceu em 29 de maio de 1877, em São José de Riberteme, Província de Fontevedra - Espanha. Foi ordenado sacerdote em 24 de maio de 1902 em Tui. 

Em 1913, com grande espírito missionário e abertura de coração veio ao Brasil. Foi nomeado pároco da Igreja Nossa Senhora da Luz, em Nonoai, no Rio Grande do Sul. A 23 de janeiro de 1914, recebia a paróquia de Nossa Senhora da Soledade. Em 7 de dezembro de 1915, o bispo de Santa Maria - RS, Dom Miguel de Lima Valverde, nomeou Padre Manuel primeiro pároco da igreja Nossa Senhora da Luz, em Nonoai. Iniciando assim seu trabalho pastoral: organizou o Apostolado da Oração, a Catequese paroquial, o combate ao analfabetismo. Lutando com muitas dificuldades econômicas, reformou a igreja matriz. 

Na páscoa de 1924, Padre Manuel recebeu carta do Bispo de Santa Maria, pedindo que fosse ao Regimento do Alto Uruguai, fazer a páscoa dos Militares e depois fosse até a colônia Três Passos, para atender aos colonos de origem alemã, que estavam esperando missa, batizados e a bênção do cemitério. Padre Manuel convidou o seu coroinha Adílio Daronch que o acompanhasse num longo itinerário pastoral, a serviço da Paróquia de Palmeira das Missões. 

Adílio Daronch nasceu em Dona Francisca (RS), em 1908, filho de Pedro Daroch e Judite Segabinazzi, migrantes italianos vindo da Itália em 1883, com a família. Adílio era o terceiro filho do casal. Em 1912 a família foi morar em Passo Fundo, onde o pai aprendeu o ofício de fotógrafo. Alguns meses depois a família retorna para Nonoai onde exerce o ofício de fotógrafo e tinha uma pequena farmácia de homeopatia. A família de Pedro era muito religiosa. Eram grandes colaboradores do Padre Manuel. Adílio era coroinha e auxiliar nos serviços do altar e da paróquia. 

Nesta época o Rio Grande do Sul vivia momentos conturbados. O estado acabava de passar pela revolução entre chimangos e maragatos (Revolução de 1923), em que houve muita violência e derramamento de sangue. 

Padre Manuel e o coroinha Adílio Daronch dirigiram-se a cavalo, para o Alto Uruguai até a Colônia Militar, no Alto Uruguai, onde a 20 de maio, Adílio ainda ajudou na Páscoa de militares. 

A caminho de Três Passos, ao chegar em "Feijão Miúdo" o coroinha Adílio e o padre Manuel foram surpreendidos por anticlericais e inimigos da religião. Foram levados para o mato, amarrados em árvores e fuzilados. Era o dia 21 de maio de 1924. 

Os próprios colonos que encontraram os corpos amarrados em uma árvore os enterraram. Em cima da cruz da sepultura, escreveram: «mártires da fé, verdadeiros santos da Igreja, assassinados a 21 de maio de 1924». 

Quarenta anos depois, em 1964, os restos mortais foram desenterrados e os ossos foram levados para Nonoai, numa caravana, pela Diocese. Em 1997, a Diocese encaminhou o processo de beatificação. Foram escritos vários livros sobre estes mártires. 

Em 2002: Na Visita Ad Limina, ao receber um abaixo-assinado dos bispos do Rio Grande do Sul, o Cardeal português, José Saraiva Martins, responsável pelas beatificações, nos disse: 
"Vocês precisam divulgar mais esta causa dos mártires. A Igreja não pode beatificar uns mártires que apenas são conhecidos no Alto Uruguai. Alto Uruguai, parece ser de outro país, é preciso que esta causa venha a interessar a todo o Rio Grande e todo o Brasil, além disso, Espanha (onde padre Manuel nasceu e foi ordenado padre) e Portugal (onde trabalhou por mais de 10 anos na Arquidiocese de Braga) precisam conhecer esta causa". 

Começou-se então um grande trabalho de divulgação. Falou-se diversas vezes a todos os Bispos do Brasil, em Itaici. Foram escritas cartas e e-mails aos bispos de Vigo (na Espanha) e Braga (em Portugal). 

Dia 21 de outubro de 2007, foram beatificados, em Frederico Westphalen, os chamados mártires de Nonoai: o padre Manuel e o coroinha Adílio. A cerimônia foi presidida pelo cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos que veio diretamente de Roma. Cerca de 40 mil fiéis estavam presentes à cerimônia. 

Em sua homilia, o cardeal Martins destacou: "santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado". 

Foi o que fizeram os dois novos bem-aventurados disse o cardeal. "Pela beleza e verdade de Cristo e do seu Evangelho, os dois novos bem-aventurados renunciaram a tudo, também a si próprios, também à sua própria vida, que é o maior tesouro que Deus nos deu". 

Hoje, a Igreja reconhece a vitória do padre Manuel e do coroinha Adílio, prestando-lhes a homenagem da glória e reconhecendo a sua poderosa intercessão.

Evangelho do Dia


Evangelho (João 16,29-33)


Segunda-Feira, 21 de Maio de 2012
7ª Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentário
O Mestre anuncia, com amargura, que os Seus amigos, agora crentes, hão de abandoná-Lo, porque não resistirão à prova de sorte humilhante a que serão submetidos. Mas o Senhor termina com palavras de esperança: “Tende confiança, eu já venci o mundo!”.
Os apóstolos estavam convencidos de que tinham compreendido Jesus e o que Ele lhes dissera. Mas, na verdade, não O tinham compreendido nem a Sua mensagem. A fé deles era ainda muito frágil, por isso precisavam mesmo do Espírito Santo.
É o próprio Jesus quem os faz notar a ilusão em que tinham caído: “Agora credes? Eis que vem a hora – e já chegou – em que sereis dispersos cada um por seu lado, e me deixareis só”. A provação estava próxima e revelaria a fragilidade da fé dos discípulos. Quando a fé se apoia em seguranças humanas, não resiste à provação; mas quando a provação encontra alguém devidamente ancorado na Palavra do Senhor e no abandono a Ele, então, a pessoa é purificada e lançada no caminho de Jesus. Ele afirma: “Eu não estou só, porque o Pai está comigo”. O Senhor nos faz levar bem a sério Suas palavras: “Tende confiança: Eu já venci o mundo!”
As ensinamentos de Jesus tinham um alcance que os discípulos não atingiam. Ele ia voltar para o Pai por meio da Paixão. Esse “regresso” é um mistério que transforma toda a natureza humana para que os homens possam acreditar. Quando Jesus tiver realizado – pelo Seu sofrimento e morte – essa transformação, poderá enviar o Espírito Santo, e Este fará dos apóstolos uma “nova criação”. Então, eles poderão acreditar plenamente e compreender toda a verdade.
Nós já recebemos o Espírito Santo e já acreditamos, mas podemos e devemos crescer na fé. Há sempre novos horizontes que se abrem, os quais havemos de procurar atingir, como vemos na vida dos santos. Para isso precisamos, sempre, de novos dons do Espírito que nos revelem a superficialidade da nossa adesão a Cristo nas fases anteriores. Precisamos perceber a necessidade que temos de enfrentar novas tribulações e receber novas graças, a fim de que cresçamos na intimidade e na união com o Senhor.
Acolhamos, em todos os momentos e situações, o Espírito e Seus dons. Só Ele nos fará conhecer, cada vez mais, a pessoa de Cristo e o mistério do Seu coração. Só o Espírito de Deus nos fará compreender a mensagem do Salvador. Ele nos fará caminhar no amor, mesmo em meio às tribulações, irradiando Seus frutos e nos fará crescer à imagem de Cristo para glória e alegria de Deus e para a salvação dos nossos irmãos.
Então, com São Paulo, diremos: “Já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em Mim. A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e Se entregou por mim” (Gálatas 2,20).
Padre Bantu Mendonça