segunda-feira, 7 de maio de 2012

Santo do Dia




               Santo Agostinho Roscelli
Nasceu na pequena cidade de Bergone di Casarza Ligure, Itália, no dia 27 de julho de 1818. Durante sua infância, foi pastor de ovelhas. A sua família, de poucos recursos, constituiu para ele um exemplo de fé e de virtudes cristãs. 
Aos dezessete anos, decidiu ser padre, entusiasmado por Antonio Maria Gianelli, arcebispo de Chiavari, que se dedicava exclusivamente à pregação aos camponeses, e hoje está inscrito no livro dos santos. Em 1835, Agostinho foi para Gênova, onde estudou enfrentando sérias dificuldades financeiras, mas sempre ajudado pela sua força de vontade, oração intensa e o auxílio de pessoas de boa vontade. 
É ordenado sacerdote em 1846, e enviado para a cidade de São Martino d´Alboro como padre auxiliar. Inicia o seu humilde apostolado a serviço de Deus, dedicando-se com zelo, caridade e exemplo ao crescimento espiritual e ao ministério da confissão. 
Agostinho é homem de diálogo no confessionário da igreja genovesa da Consolação, sendo muito procurado, ouvido e solicitado pela população. Sua fama de bom conselheiro corre entre os fiéis, o que faz chegar gente de todas as condições sociais em busca de sua ajuda. Ele passa a conhecer a verdadeira realidade do submundo. 
Desde o início, identifica-se nele um exemplo de sacerdote santo, que encarna a figura do "pastor", do educador na fé, do ministro da Palavra e do orientador espiritual, sempre pronto a doar-se na obediência, humildade, silêncio, sacrifício e seguimento dócil e abnegado de Jesus Cristo. Nele, a ação divina, a obra humana e a contemplação fundem-se numa admirável unidade de vida de apostolado e oração. 
Em 1872, alarga o campo do seu apostolado, interessando-se não só pelas misérias e pobrezas morais da cidade, e pelos jovens, mas também pelos prisioneiros dos cárceres, a quem leva, com afeto, o conforto e a misericórdia do Senhor. Dois anos mais tarde, passa a dedicar-se também aos recém-nascidos, em favor das mães solteiras, vítimas de relações enganosas, dando-lhes assistência moral e material, inserindo-as no mundo do trabalho honesto. 
Com a ajuda de algumas catequistas, padre Agostinho passa à ação. Nasce um grupo de voluntárias, e acolhem os primeiros jovens em dificuldades, para libertá-los do analfabetismo, dando-lhes orientação moral, religiosa e, também, uma profissão. E a obra cresce, exatamente porque responde bem à forte demanda social e religiosa do povo. 
Em 1876, dessa obra funda a congregação das Irmãs da Imaculada, indicando-lhes o caminho da santidade em Maria, modelo da vida consagrada. Após o início difícil e incerto, a congregação se consolida e se difunde em toda a Itália e em quase todos os continentes. 
A vida terrena do "sacerdote pobre", como lhe costumam chamar, chega ao fim no dia 7 de maio de 1902. O papa João Paulo II proclama santo Agostinho Roscelli em 2001.

Evangelho do Dia


Evangelho (João 14,21-26)


Segunda-Feira, 7 de Maio de 2012
5ª Semana da Páscoa



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentário

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama”, afirma Jesus. Diante disso, devemos fazer um exame de consciência para ver se, realmente, é assim que temos vivido. O modo como guardamos os mandamentos do Senhor será a nossa “prova de fogo”, pois Ele ainda afirma: “E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele”.
O requisito fundamental para que vejamos em nós a manifestação da glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo passa pelo amor a Deus sobre todas as coisas, pelo estudo da Palavra, guardando os domingos e festas de guarda e, por último, amando as pessoas como a nós mesmos.
Ser cristão é viver o amor de Cristo e trabalhar para construir um mundo melhor. Somos pessoas e, por isso, nos relacionamos uns com os outros. Esse relacionamento acontece, de várias maneiras, numa convivência diária.
Conviver é viver com os outros, como amigos, isto é, demonstrando amizade sincera, desejando e fazendo para os outros exatamente aquilo que queremos para nós, tratando os demais como nós gostaríamos de ser tratados também por eles.
Isso só é possível na comunhão de amor com Jesus, que está unido com Deus Pai e o Espírito Santo na eternidade. O Senhor nos convida a nos unirmos a Ele. Nesse propósito – como discípulos -, devemos contar com a presença do Espírito, que é a luz de nossos passos.
Jesus afirma que “o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito” (Jo 14,26). A habitação divina nos discípulos completa-se com o envio do Espírito de Deus. Sua missão é revelar a presença de Jesus nas comunidades, iluminar Suas Palavras e fortalecer a fé dos discípulos.
Só tendo o Espírito Santo em nós é que conseguiremos cumprir o mandamento do amor. E a medida desse amor é o próprio Jesus: “Quem não me ama não guarda a minha palavra”.É preciso que amemos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Padre Bantu Mendonça