sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Agradecimento

Agradecemos em primeiro lugar ao nosso Bom Deus, por todas as graças derramadas sobre cada um de nós. E também a todos os jovens que estiveram vivenciando conosco nesta noite de sexta-feira, da belíssima  adoração ao Santíssimo Sacramento.
Deus abençoe a todos!
Graça e Paz!

Momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Grupo de Jovens Nova Geração Paróquia de Nossa Senhora dos Aflitos, 30 de setembro de 2011.

































Hoje dia 30 de setembro, ás 19:00hs Adoração so Santíssimo Sacramento


Nós que fazemos parte do Grupo de Jovens Nova Geração, convidamos você para vivenciar conosco hoje sexta-feira dia 30 de setembro ás 19:00hs na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Aflitos, de mais uma adoração ao Santíssimo Sacramento. É momento de alegria para todos nós, pois mensalmente toda última sexta-feira do mês realizamos esse momento de encontro com Jesus presente no Santíssimo Sacramento do Altar.
Venha vivenciar este momento de graças e bençãos do céu!
Jesus espera por você!
Graça e Paz!

A Igreja Católica celebra hoje o dia 30 de setembro São Jerônimo



São Jerônimo, padroeiro dos estudos bíblicos

São Jerônimo é contado entre os maiores Doutores da Igreja dos primeiros séculos. De cultura enciclopédica, foi escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor como ninguém, nas Sagradas Escrituras. Jerônimo nasceu na Dalmácia, hoje Croácia, por volta do ano 340.
Tendo herdado dos pais pequena fortuna, aproveitou para realizar sua vocação de amante dos estudos. Para este fim, viajou para Roma, onde procurou os melhores mestres de retórica e onde passou a juventude um tanto livre.
Recebeu o batismo do papa Libério, já com 25 anos de idade. Viajando pela Gália, entrou em contato com o monacato ocidental e retirou-se com alguns amigos para Aquiléia, formando uma pequena comunidade religiosa, cuja principal atividade era o estudo da Bíblia e das obras de Teologia.
Jerônimo tinha um caráter indômito e gostava de opções radicais; desejou, portanto, conhecer e praticar o rigor da vida monacal que se vivia no Oriente, pátria do monaquismo. Esteve vários anos no deserto da Síria, entregando-se a jejuns e penitências tão rigorosas, que o levaram aos limites da morte.

Abandonando o meio monacal, dirigiu-se a Constantinopla, atraído pela fama oratória de São Gregório de Nazianzo, que lhe abriu o espírito ao amor pela exegese da Sagrada Escritura. Estando em Antioquia da Síria, prestou serviços relevantes ao bispo Paulino, que o quis ordenar sacerdote. No entanto, Jerônimo não sentia vocação à atividade pastoral e quase nunca exerceu o ministério sacerdotal. Tendo que optar entre sua vocação inata de escritor e o chamamento à ascese monacal, encontrou uma conciliação entre estes extremos que marcaria o caminho de sua vida: seria um monge mas um monge para quem o retiro era ocasião para uma dedicação total ao estudo, à reflexão, à férrea disciplina necessária à produção de sua obra, que queria dedicar toda à difusão do cristianismo.
Dentro desta vocação e severa disciplina, estudou o hebraico com um esforço sobre humano e aperfeiçoou seus conhecimentos do grepo para poder compreender melhor as Escrituras nas línguas originais.
Chamado a Roma pelo Papa Damaso, que o escolheu como secretário particular, recebeu do mesmo a incumbência de verter a Bíblia para o latim, graças ao conhecimento que tinha desta língua, do grego e do hebraico. O papa, de fato, desejava uma tradução da Bíblia mais fiel em tudo aos textos originais, traduzida e apresentada em latim mais correto, que pudesse servir de texto único e uniforme na liturgia. Pois até aquele tempo existiam traduções populares muito imperfeitas e diversificadas, que criavam confusão.
O trabalho de São Jerônimo começado em Roma durou praticamente toda sua vida. O conjunto de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se "Vulgata"e foi o texto usado largamente nos séculos posteriores, tornando-se oficial com o Concílio de Trento e só cedeu o lugar ultimamente às novas traduções, pelo surto de estudos linguístico-exegéticos dos nossos dias. Na tradução, Jerônimo revela agudo senso crítico, amor incontido à Palavra de Deus e riqueza de informações sobre os tempos e lugares relativos à Bíblia.
Em Roma, criou-se em torno de Jerônimo amplo círculo de amizades, sobretudo de maratonas da alta sociedade que o ajudavam com seus recursos para custear seus trabalhos e que lhe orientava nos ásperos caminhos da santidade de cunho monástico.
Desgostado por certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belém, onde, vivendo como monge rigidamente penitente, continuou até a morte, seus estudos e trabalhos bíblicos. Faleceu em 420, aos 30 de setembro, já quase octogenário.

São Jerônimo foi uma personalidade vigorosa, de inteligência extraordinária, de temperamento indomável. Teve uma correspondência literária muito vasta, de grande interesse histórico; ele se sentia presente e engajado como escritor em todos os problemas doutrinários do seu tempo.
Foi declarado padroeiro dos estudos bíblicos e o "Dia da Bíblia" foi colocado exatamente no último domingo de setembro, coincidindo com a data de sua morte. Ele deixou escrito: "Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo".

Evangelho do Dia

 Evangelho (Lucas 10,13-16)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.15Ai de ti, Carfanaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Breve Comentário

Não rejeitemos o convite de Deus à conversão

Lucas descreve em seu Evangelho as orientações do Mestre aos setenta e dois discípulos enviados em missão dois a dois, e também descreve advertências oportunas – a estes mesmos discípulos – sobre a possível rejeição que poderiam encontrar por parte de alguma cidade aonde fossem e entrassem em missão. E, assim, os fortalece e prepara para tempos futuros. Tempos de perseguição e martírio. Todavia, também os consola, porque todos os que os rejeitarem estarão rejeitando Aquele que os enviou.
Corazim, Betsaida e Cafarnaum são alvos de fortes censuras por parte de Jesus, por causa das inúmeras maravilhas, muitos sinais e milagres aí realizados: “Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidônia, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo”.
Em toda a Sagrada Escritura encontramos, assim de modo direto, um caso único de censura às cidades. Fora de Corazim, Betsaida, Cafarnaum – e também Jerusalém – nada mais temos a registrar. Mas por que a censura a estas cidades? A razão é simples. As três cidades eram locais de comércio. Em ambiente de riqueza, ontem – assim como hoje – as cidades se fecham à novidade do Reino, vivem o consumismo e pensam não haver outra vida pela frente.
Assim, ao rejeitar os milagres feitos por Jesus, Corazim e Betsaida tiveram condenação maior do que as cidades gentílicas de Tiro e Sidônia. Da mesma forma, as nossas cidades de hoje não escaparão da destruição eterna se não se converterem.
Como Cafarnaum será julgada com maior rigor do que Sodoma, por ter atingido um patamar mais alto no grau da corrupção, assim também eu e você seremos fustigados se não nos convertermos.
Todas as vezes em que resistimos aos apelos à conversão, rejeitamos àqueles que nos anunciam a Palavra de Deus, é o próprio Senhor que estamos rejeitando. É preciso não nos esquecer de que Jesus, neste Evangelho, fala para mim e para você.
As cidades que rejeitam esses mensageiros são terrivelmente culpadas, pois o próprio Jesus garante aos discípulos: “Quem ouve vocês está me ouvindo; quem rejeita vocês está me rejeitando; e quem me rejeita está rejeitando aquele que me enviou”.
Trata-se de algo sério aos olhos de Deus, recusar Sua palavra de aviso ou Seu convite. Por isso, peçamos a graça da conversão, da acolhida à Palavra de Deus de forma a não mais rejeitá-la.
Pai, move-me à acolhida, à conversão e à penitência diante do testemunho de Jesus, de modo que eu não incorra em castigo por minha incapacidade de reconhecer o apelo da salvação.
Padre Bantu Mendonça