sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Adoração ao Santíssimo Sacramento

Na noite de hoje sexta-feira dia 16 de dezembro de 2011, estiveram reunidos na casa de catequese o Grupo de Jovens Nova Geração. Mensalmente o Grupo realiza esse momento impar diante do Santíssimo Sacramento. De costume, sempre a adoração ao Santíssimo é na última sexta-feira de cada mês, mas por festividades natalinas e pelo aniversário da nossa querida cidade, antecipamos para hoje.
confira as fotos:



















Graça e Paz a todos!

Convite


Convidamos você Jovem para junto com o Grupo de Jovem Nova Geração
Vivenciarmos mais um momento de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Será a última adoração deste ano de 2011, na casa de catequese ás 19:00hs.
Não deixe de beber da graça de Nosso Deus!
Graça e Paz!

Santa Adelaide

Narrada por santo Odilo, abade de Cluny, que conviveu com ela, a vida de santa Adelaide emociona pelos sofrimentos que passou. De rainha tornou-se prisioneira, sofreu maus-tratos e passou por diversas privações para, depois, finalmente, assumir um império. Tudo isso dentro da honestidade, vivendo uma existência piedosa, de muita humildade e extrema caridade para com os pobres e doentes.

Nascida em 931, Adelaide era uma princesa, filha do rei da Borgonha, atual França, casado com uma princesa da Suécia. Ficou órfã de pai aos seis anos. A Corte acertou seu matrimônio com o rei Lotário, da Itália, do qual enviuvou três anos depois. Ele morreu defendendo o trono, que acabou usurpado pelo inimigo vizinho, rei Berenjário. Então, a rainha Adelaide foi mandada para a prisão. Contudo, ajudada por amigos leais, conseguiu a liberdade. Viajou para a Alemanha para pedir o apoio do imperador Oto, que, além de devolver-lhe a Corte, casou-se com ela. Assim, tornou-se a imperatriz Adelaide, caridosa, piedosa e amada pelos súditos.

Durante anos tudo era felicidade, mas o infortúnio atingiu-a novamente. O imperador morreu e Adelaide viu-se outra vez viúva. Assumiu seu filho Oto II, que aceitava seus conselhos, governando com ponderação. Os problemas reiniciaram quando ele se casou com a princesa grega Teofânia. Como não gostava da influência da sogra sobre o marido, conseguiu fazê-lo brigar com a mãe por causa dos gastos com suas obras de caridade e as doações que fazia aos conventos e igrejas. Por isso exigiu que Adelaide deixasse o reino.

Escorraçada, procurou abrigo em Roma, junto ao papa. Depois, passou um período na França, na Corte de seu irmão, rei da Borgonha. Mas a dor da ingratidão filial a perseguia, Viu, também, que ele reinava com injustiça, dentro do luxo, da discórdia e da leviandade, devido à má influência de Teofânia. Nessa época, foi seu diretor espiritual o abade Odilo, de Cluny. Ao mesmo tempo, o abade passou a orientar Oto II. Após dois anos de separação, arrependido, convidou a mãe a visitá-lo e pediu seu perdão. Adelaide se reconciliou com filho e a paz voltou ao reino. Entretanto o imperador morreria logo depois.

Como o neto de Adelaide, Oto III, não tinha idade para assumir o trono, a mãe o fez. E novamente a vida de Adelaide parecia encaminhar-se para o martírio. Teofânia, agora regente, pretendia matar a sogra, que só não morreu porque Teofânia foi assassinada antes, quatro semanas depois de assumir o governo. Adelaide se tornou a imperatriz regente da Alemanha, por direito e de fato. Administrou com justiça, solidariedade e piedade. Trouxe para a Corte as duas filhas de sua maior inimiga e as educou com carinho e proteção. O seu reinado foi de obrigações políticas e religiosas muito equilibradas, distribuindo felicidade e prosperidade para o povo e paz para toda a nação.

Nos últimos anos de vida, Adelaide foi para o Convento beneditino de Selz, na Alsácia, que ela fundara, em Strasburg. Morreu ali com oitenta e seis anos de idade, no dia 16 de dezembro de 999.

Evangelho do Dia

Evangelho (João 5,33-36)




Sexta-Feira, 16 de Dezembro de 2011
3ª Semana do Advento

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: 33“Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário
Amados irmãos e irmas, nós estamos quase chegando ao santo Natal. Amanhã iniciamos a semana santa do Natal e devemos preparar o nosso coração para a chegada de Jesus em nosso meio. Somos um povo que escuta a Palavra de Deus, mas existem muitos que, por causa da sua surdez e distração, perdem os ensinamentos de Deus Pai.
Quando deixamos de escutar o Senhor e começamos a escutar a nós mesmos e ao inimigo já não conseguimos manter o projeto de salvação que Deus tem para cada um de nós, assim nós nos voltamos para o projeto do mundo.
Deus vai além do pensamento humano ao preparar o Seu projeto, pois existe uma grande distância entre o que a gente pensa e o que Jesus pensa para nós, porque Ele conhece todas as coisas. A qualquer momento podemos seguir Jesus, para isso basta escutar Sua Palavra. Ele conhece nosso coração e não nos deixará cair no buraco.
Pratique a justiça e o que é justo, pois a justiça dos homens é falha. Só é justo, de verdade, aquele que pratica a justiça de Deus, porque mesmo sendo perfeito Ele não nós destroi por causa de nossa imperfeição, ao contrário, o Senhor busca nos salvar mesmo sendo imperfeitos.
A justiça de Deus quer trazer de volta o homem e a mulher que se perderam; somos convidados a cumprir o dever e a justiça do Senhor para sermos salvos. Ninguém está excluído da comunhão com Deus e a religião, porque o que nós une a Jesus é a prática dos Seus ensinamentos. Deus Pai deixou bem claro que aquele que vive os Seus mandamentos será conduzido por Ele.
Nós temos que ser fiéis a Deus para ser incluídos em Seu reino de salvação, para isso, precisamos converter o nosso coração. Costumamos dizer que a voz do povo é a voz de Deus, mas tem gente que não pode ser a voz de Deus porque não pratica os mandamentos d’Ele.
Precisamos aprender a obedecer a Deus, no Evangelho de hoje Jesus nos revela que João Batista é o sinal, e a sua voz ainda ecoa entre nós.
Não seja um cristão católico surperficial! Seja um cristão que vivencia e conhece a verdadeira fé, porque para amar a Igreja você precisa conhecê-la por dentro. Lembre-se de que Jesus nos ensina que não devemos julgar o próximo, portanto, caminhemos na obediência de Deus. A Igreja é formada por pecadores que buscam um Deus, que os ajude a voltar para o caminho da santidade.
Devemos encontrar em Deus a luz para nossa vida. Jesus fala que João Batista foi a Israel para ser esta luz, mas o Senhor tem um testemunho maior que o desse grande santo. O testemunho de Cristo Jesus é maior do que o de João Batista, porque foi um ritual de passagem do Antigo Testamento para o Novo Testamento e tudo o que havia sido prometido foi realizado.
O testemunho de Jesus Cristo para humanidade são Suas obras, Seus ensinamentos e Sua Palavra.
Devemos agradecer muito nesta noite de Natal, pois Jesus veio até nós para realizar as obras estabelecidas pelo Pai. Não duvide do que o Senhor realizou e contemple a beleza de Sua obra.
Na noite de Natal agradeça a Deus, em família, pelo nascimento de Jesus Cristo e para que a fé brote no coração de cada pessoa.
Padre João Gualberto