quinta-feira, 3 de maio de 2012

Convite


Pensamento e Mensagem do Dia

A ambição não permite a paz da alma.

Santo Antônio de Padúa


Obrigado Senhor, pelo sol que ilumina e aquece a Terra.Ele brilha gratuitamente e nada recebe em troca.Senhor, o pálido brilho da aurora, que surge no horizonte, anuncia o brilho de um dia cheio de sol. Que minha vida esteja sempre voltada para Ti, a fim de fazer sempre o que te agrada, e voltada para os irmãos, a fim de fazê-los felizes e seja o brilho de uma aurora que anuncia o resplendor do eterno dia.


Frei Anselmo Fracasso, OFM

Salmo


Reflexão


Quando Você Olhar....

Quando você olhar a sua volta e achar que o mundo se perde em confusão, que os homens se agridem e se destroem em angústias, olhe para dentro de você;

Lembre-se que sua vida não está lá fora, não depende do que você ouve, mas do que está na sua consciência.

O mundo dos outros não é o seu mundo, a menos que você contribua para a degradação e confusão externas e comuns a muitos setores.

Quando olhar à sua volta e só enxergar problemas, busque sua verdade interior, trabalhe os valores que já construiu e a sua sintonia com Deus.

Expresse o melhor de você, pois o mundo é o resultado do que irradiamos e manifestamos, do nosso esforço ou nossa preguiça nossa nobreza ou nosso desajuste.

Quando a descrença povoar seu coração e você vacilar, sofrer e chorar, é porque sua hora de renascer internamente chegou e pressiona você para não mais adiar sua busca de Deus.

Pare então de olhar só para fora e de se impressionar com a propaganda, com que os outros dizem sobre atualização, libertação ou modismos. Olhe demoradamente sua consciência, sua harmonia interna; indague-se, faça
silêncio para que a verdade brote natural.

Há um ponto de luz em seu interior que pode desfazer todas as sombras e dúvidas.

Busque o fluir da luz. Que importa se muitos se enquadraram num sistema egoista e amargo?

Comece você a iluminar, a modificar, a permitir que a paz flua através de você.

Deixe que a fonte divina jorre sobre tudo. Comece agora.

O esforço próprio é a mola do verdadeiro crescimento humano, é nele que está o germe da vitória. Não creia nunca no sucesso fácil, na vitória sem luta.

Cada um se constrói ou se denstrói, se arma, se fortalece e se conquista, ou deixa passar sua hora de crescer e de aperfeiçoar-se.

A mente nos oferece mil opções, escolha o esforço correto para as conquistas definitivas, ninguém pode fazer por nós o caminho.

Trabalho, desinteresse pelo supérfluo e concentração no definitivo eterno são as armas e as portas da libertação.

A cada hora você é chamado, é desafiado para se definir, para aprender nova lição, para expandir a consciência da conquista da paz e do amor a DEUS e ao próximo.

Santo do Dia

São Filipe
Filipe nasceu em Betsaida, na Galiléia, e foi um dos primeiros discípulos de Jesus, tendo sido, anteriormente, discípulo de são João Batista. O seu nome ocupa sempre o quinto lugar nas listas dos apóstolos e é mencionado mais de uma vez no Evangelho. 

Os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas dão-nos, de Filipe, somente o nome e o lugar do nascimento, mas João oferece-nos maiores particularidades sobre a sua personalidade. Os poucos elementos fornecidos pelo Evangelho permitem-nos esboçar o perfil espiritual do apóstolo Filipe, homem simples e aberto, primário e sincero, que gozou da intimidade espontânea com Jesus. 

Ele era da mesma cidade de Pedro e André, e talvez fosse também pescador. As Sagradas Escrituras nos contam que Filipe, após ter sido chamado diretamente por Jesus, ao encontrar Natanael, mais tarde chamado de Bartolomeu, com certa euforia lhe comunica a notícia: "Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José" (Jo 1,45-46). 

Em outra passagem, João nos conta que foi Filipe quem perguntou a Jesus, no dia do milagre da multiplicação dos pães, como faria para alimentar tanta gente com tão poucos pães. Também, noutra ocasião, quando se aproximaram dos apóstolos, alguns gregos que queriam ver mais de perto Jesus e recorreram diretamente a Filipe. Então, junto com André, transmitiram o pedido a Cristo, que os atendeu com benevolência (Jo 12,21-23). 

A última intervenção dele aconteceu durante a última ceia. Os apóstolos escutavam, atentos, as palavras de despedida do Mestre quando Filipe lhe pediu um esclarecimento: "Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta". Jesus respondeu: "Filipe, há tanto tempo que convivo convosco e ainda não me conheceis? Quem me viu, viu o Pai. Não crês que eu estou no Pai e o Pai está em mim?" (Jo 14,8). 

Nada sabemos dele depois da ressurreição. Segundo a tradição, ele foi enviado para pregar o Evangelho na Ásia Menor, onde patrocinou um fato prodigioso. Filipe teria sido obrigado a reverenciar o deus Marte, acendendo-lhe um incenso. Naquele instante, surgiu de trás do altar pagão uma cobra, que matou o filho do sacerdote-mor e mais dois comandados seus. Mas o apóstolo, com um gesto, os fez ressuscitar e matou a cobra. Esse e outros milagres de Filipe foram responsáveis pela conversão de muitos pagãos ao cristianismo. 

Não se sabe, exatamente, como ou quando Filipe morreu. Mas o mais provável é que tenha sido crucificado em Gerápolis, no tempo do imperador Domiciano, talvez Trajano, aos oitenta e sete anos. Suas relíquias foram transportadas num dia 3 de maio e colocadas na igreja dos Apóstolos, em Roma, junto com as de são Tiago, o Menor. Por isso são Filipe é celebrado neste dia.

Evangelho do Dia


 Evangelho  (João 14,6-14) 

Quinta-Feira, 3 de Maio de 2012
Ss. Filipe e Tiago, Apóstolos



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário
“Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!” Esta foi a preocupação de Filipe, no Evangelho de hoje, e pode ser a de muitos diante de uma situação sem solução, humanamente falando.
Jesus, no quarto Evangelho, fala, frequentemente, de Sua relação e união com o Pai, pelo fato de ter sido enviado por Ele. Ontem, como hoje, os discípulos, agora representados por Filipe, queriam algo mais: uma visão direta de Deus. Então, respondendo, Jesus revela-se a eles: “Eu estou no Pai e o Pai está em mim”. Ele é o eterno Filho de Deus. N’Ele, por Ele e para Ele foram criadas todas as coisas. No entanto, esse desejo estava em contradição com aquilo que já nos aparece no prólogo de João: “A Deus jamais alguém o viu”.
O Filho Unigênito – que é Deus e está no seio do Pai – foi quem deu a conhecê-Lo (cf. Jo 1,18), mas os discípulos não souberam reconhecer, na presença visível de seu Mestre, as Palavras e as obras do Senhor, porque, para ver o Pai no Filho é preciso acreditar na união recíproca que existe entre ambos.
Só pela fé se reconhece a mútua imanência entre Jesus e o Pai. Por isso, a única coisa que havemos de pedir é a fé, esperando, confiantemente, esse dom. Cristo, ao apelar para a fé, apoia Seus ensinamentos em duas razões: a Sua autoridade pessoal – tantas vezes experimentada pelos discípulos – e o testemunho de Suas obras.
A obra de Jesus, inaugurada pela Sua missão de revelador, é apenas um começo. Os discípulos hão de continuar a missão de salvação d’Ele, farão obras iguais e mesmo superiores às Suas. Jesus quer mesmo dar coragem aos Seus e a todos os que hão de acreditar n’Ele, para que se tornem participantes convictos e decididos na sua própria missão.
O Filho falou muito do Pai. Filipe entusiasmou-se e pediu a Jesus que Lho mostrasse, mas o Senhor lhe respondeu: “Quem me vê, vê o Pai”. Filipe queria ver o Senhor, mas não conseguiu vê-Lo em Jesus. Ao contemplar o Mestre, ficou com a realidade externa, não conseguindo atingir o interior, a sua realidade íntima com o olhar penetrante da fé. O verbo “ver” para João indica duas ordens de realidades: a do sinal visível e o da glória do Verbo.
Eu estou no Pai e Ele está em mim. Jesus é a revelação de um amor generoso que quer se espalhar sem limites, que não tem ciúmes: “Quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas”.
“Pai, que eu saiba reconhecê-Lo na pessoa de Jesus, expressão consumada de Seu amor misericordioso por todos os que desejam estar perto do Senhor.
Padre Bantu Mendonça