quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dia 29 de Setembro dia dos Ancanjos: São Gabriel, São Miguel e São Rafael.


Miguel: quem como Deus?
Gabriel: força de Deus
Rafael: Deus curou

Na festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, duas dimensões poderiam ser bem relembradas aos nossos dias esquecidos das coisas puras e verdadeiras, dos atos simples, dos gestos sinceros.

A primeira dimensão é a obediência: os anjos são obedientes. O verbo obedecer vem do latim oboedire, que significa dar ouvidos a alguém, dar crédito, crer em alguém. E os anjos obedecem Àquele em que crêem. Não é servidão, mas é crédito total.

Bendizei a Iahweh, anjos seus,
Executores poderosos da sua palavra,
Obedientes ao som da sua palavra (Sl 103, 20).


A segunda dimensão refere-se diretamente a nós: trata-se da proteção. Os anjos são nossos protetores, defensores, trazem-nos a mensagem viva de Deus. No caso dos arcanjos, sua intervenção é ainda mais efetiva: anunciam, lutam, salvam de perigos, curam. Como diriam os jovens: são tudo de bom.

É o anjo que salva o profeta Daniel na cova dos leões:

O meu Deus enviou-me seu anjo e fechou a boca dos leões, de tal modo que não me fizeram mal (Dn 6, 23).


É a certeza da proteção dos anjos que faz o salmista exclamar:


A desgraça jamais te atingirá
e praga nenhuma chegará à tua tenda:
pois em teu favor Ele ordenou aos seus anjos
que te guardem em teus caminhos todos (Sl 91, 10-11)


Nesta festa dos arcanjos, então, relembremos sua essência de mensageiros de Deus, disponíveis e obedientes, e peçamos sua proteção certa e segura. E que de nós, servidores da bondade divina, se possa dizer o que Aquis respondeu a Davi:


É verdade que tu me tens sido agradável como um anjo de Deus” (1 Sm 29,9).
http://www.fatima.com.br
Fontes: 

Evangelho do Dia

Evangelho : João (Jo 1, 47-51)
Tu és o filho de Deus, tu és rei de Israel

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade".48Natanael perguntou: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi". 49Natanael respondeu: "Rabi, tu és o filho de Deus, tu és o rei de Israel". 50Jesus disse: Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!51 E Jesus continuou: "Em verdade, em verdade, eu vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem". Palavra da Salvação!

Breve comentário

O Messias encontrado

A experiência vocacional de Filipe é fonte de inspiração para o discipulado cristão. Tudo começa com um encontro pessoal com Jesus, seguido de uma ordem: "Segue-me!" O caminho do Mestre e do novo discípulo cruzam-se, fazendo a vida de Filipe passar por uma radical transformação. Seu caminho, doravante, será o mesmo de Jesus. Sua vida estará associada à do Mestre.

Filipe é atraído por Jesus por tratar-se daquele "de quem escreveram Moisés na Lei, e os profetas". O seguimento concretizou-se por um motivo verdadeiro. Ele não se deixou encantar apenas pela simpatia ou pela bondade de Jesus, nem pelo seu espírito de liderança ecapacidade de expressar-se com autoridade, nem por vantagens que poderia tirar desta amizade. No Jesus de Nazaré Filipe reconheceu a manifestação da fidelidade de Deus à sua Palavra. Embora, no futuro, o novo discípulo devesse dar um novo enfoque a seu conceito acerca do messianismo, já era suficiente sua consciência inicial a respeito de Jesus.

O passo seguinte consistiu em comunicar a Natanael sua experiência, quando procurou convencê-lo da veracidade messiânica de Jesus de Nazaré, o filho de José. Seu esforço visou conduzir Natanael até o Mestre ("ir e ver") para que fizesse uma experiência pessoal, e, só depois, poder decidir-se a segui-lo.

A preocupação de levar outras pessoas a Jesus prova a autenticidade do "sim" de Filipe. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano B, ©Paulinas, 1996]


Fontes: http://www.mundocatolico.com.br