LUCAS 6,12-19
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Breve comentário
A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía d’Ele e curava a todos.
Ao longo da história, tivemos homens que gozaram de muitos prestígios entre suas nações. Temos como exemplo concreto a festa dos santos de hoje: Simão e Judas Tadeu, membros da equipe que Jesus escolheu, a quem Ele deu o nome de apóstolos.
Mas, afinal, por que estes homens – e tantos outros – seguiram Jesus? Porque Ele é o Senhor, porque Jesus é o amor. Ele, o único Deus que desceu até nós, curou-nos de todas as imundícies do mundo. Jesus foi e é o único dentre todos que morreu em uma cruz por nós. Por isso, não devemos ter outro Senhor além d’Ele!
As pessoas procuravam tocar em Jesus para serem curadas, exorcizadas e libertas de todo mal.
Onde estava e de onde saía a força que curava a todos? Esta força que a todos curava não estava nem saía de braços ou de armas, mas estava no amor que existia e existe dentro de Cristo. Assim como os apóstolos e toda a multidão, somos chamados a tomar posse deste amor.
Se realmente queremos ser curados e salvos, é preciso tocar em Jesus nos nossos dias. Você poderá me perguntar: “Mas como tocá-Lo nos dias de hoje?” Eu lhe responderei:“Podemos, sim, e devemos tocá-Lo na Eucaristia, pois Deus se fez pão para se dar em alimento. Morto, matou de uma vez por todas a nossa morte. Ressuscitando, restaurou-nos para a vida eterna!”
De fato, nós custamos caro a Deus. O preço da nossa redenção foi o sangue de Seu próprio Filho. Por isso, quando deixamos de buscar Jesus para buscarmos outros que não nos podem dar a salvação, nós O desagradamos profundamente. Quando nos apegamos em outras religiões, em outras filosofias de vida, é o mesmo que dizer a Jesus que não valeu a pena Ele ter morrido numa cruz por nós.
Jesus é o único Senhor de nossas vidas. Abandone tudo aquilo que o afasta d’Ele! Eu citei líderes e fundadores de religiões, mas, dentro de nós, também criamos nossas próprias religiões como o álcool, o cigarro, as baladas, as drogas, a mentira, o adultério, o apego aos bens materiais… Tudo isso e muito mais, aos poucos, vai tomando o lugar que deveria ser de Jesus.
Ore comigo: “Jesus, quanto amor o Senhor tem por mim! Ninguém no mundo derramou tanto amor, tanta alegria nos corações como o Senhor. Que bom que existiram, ao longo dos séculos, homens bons que moveram nações, porém, nenhum deles foi ou é capaz de ensinar o verdadeiro caminho, de dar-nos a verdadeira salvação, de dar-nos a vida em abundância. Jesus, és o meu único Senhor! Ajuda-me neste caminho em busca do céu. Ajuda-me a alcançar a santidade, a ser mais santo e a viver sua Palavra. Sei que só conseguirei com a sua ajuda. Assim como aquela multidão procurava tocar no Senhor, deixe que também eu O toque para que, assim, seja curado e salvo da condenação eterna. Amém!”
Padre Bantu Mendonça