terça-feira, 17 de abril de 2012

Salmo

Reflexão

POR QUÊ? 

Por que tristezas?
A vida é bela!
 
 Por que desistir?
A vida é uma continuação!
 
Por que lágrimas?
A vida é um sorriso!
 
Por que amarguras?
A vida é uma canção!
 
Por que ódio?
A Vida foi feita para amar!
 
Por que intrigas?
A vida é Paz!
 
Por que blasfemar?
A vida foi feita para orar!
 
Por que mentir?
A vida é uma verdade!
 
Por que sentir-se pobre?
A vida é uma riqueza!
 
Por que sofrer?
A vida é superação!
 
Por que temer?
A vida é feita de Fé!
 
Por que fracassos?
A vida é uma grande vitória!
 
Por que ofender-se?
A vida é perdão!
 
Por que ser infeliz?
A vida é uma grande felicidade!
 
Por que problemas?
A vida é uma grande solução!
 
Por que trevas?
A vida já é Luz e DEUS está do nosso lado, pra responder todas estas perguntas!
Confie Nele que sempre terá soluções pra resolver tudo e força para superar os obstáculos, pois Ele sempre estará ao teu lado!

Santo do Dia

Santo Aniceto

Aniceto nasceu na Síria e foi sucessor do papa são Pio I, em 155, no tempo em que Antonio era o imperador romano. Entretanto, além da perseguição sistemática por parte do Império, o papa Aniceto teve de enfrentar, também, cismas internos que abalaram o cristianismo. 

A começar por Valentim, passando por Marcelina, que fundou a seita dos carpocratitas, considerada muito imoral pela Igreja, e chegando a Marcion, um propagador, com dotes de publicitário, que arregimentou muita gente, e muitos outros. 

Sem contar a questão da celebração da Páscoa. Todos eles formaram seitas paralelas dentro do catolicismo, dividindo e confundindo os fiéis e até colocando-os contra a autoridade do papa, desrespeitando a Igreja de Roma. Contudo o papa Aniceto tinha um auxiliar excepcional, Policarpo, que depois também se tornou um santo pelo testemunho da fé, e o ajudou a enfrentar todas essas dificuldades. Policarpo exerceu, também, um papel fundamental para que pagãos se convertessem, por testemunhar que a Igreja de Roma era igual à de Jerusalém. 

Outro de seus auxiliares foi Hegesipo, que escreveu um livro defendendo o papa Aniceto e provando que ele, sim, seguia a doutrina cristã correta, e não os integrantes das seitas paralelas. Mesmo com tão excelente ajuda, o papa Aniceto teve uma árdua missão durante os quase onze anos de seu pontificado, morrendo no ano 166, quase aniquilado pela luta diária em favor da Igreja. 

Embora tenha morrido num período de perseguição aos cristãos, a Igreja não cita a sua morte como a de um mártir. Mas pelo sofrimento que teve ao enfrentar, durante todo o seu governo, os inimigos do cristianismo e da Igreja de Roma, por si só se explica o porquê da reverência a seu nome. 

O seu corpo - aliás, foi a primeira vez que ocorreu com um bispo de Roma -, foi sepultado nas escavações que depois se transformaram nas catacumbas de São Calisto, na Itália.

Evangelho do Dia

Evangelho (João 3,7b-15)

Terça-Feira, 17 de Abril de 2012
2ª Semana da Páscoa



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentário

Mantendo-se distante, Nicodemos estava acompanhando os milagres que Jesus realizava um após o outro. Aproveitando uma hora em que o Mestre estava sozinho, Nicodemos se aproxima para fazer a seguinte observação: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele” (João 3,2).
Jesus, como era de costume, foi direto ao assunto. Ele sabia o que o chefe judaico queria.“Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” (João 3,3), disse Ele. Imediatamente, Nicodemos perguntou: “Como assim nascer de novo?”.
Essa é a mesma pergunta que a humanidade tem feito, há séculos, quando refletem sobre o ensinamento de Jesus em João 3,3. O que significa nascer de novo? Partamos do princípio: Deus criou o homem originalmente como uma trindade – espírito, mente e corpo. A mente é governada pelo espírito e, dessa forma, quando este predomina, o homem vive em comunhão e intimidade com o Senhor.
Jesus disse: “Deus é Espírito, e os que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”(cf. Jo 4,24). Quando Ele criou o homem primeiramente (com espírito, mente e corpo), planejou-o para a comunhão. O homem conheceu o Senhor e viveu em comunhão com Ele por causa da dimensão do espírito em seu ser. Entretanto, quando o espírito do homem está morto, ele é reduzido a viver no plano da existência animal. Seus pensamentos estão, primariamente, concentrados em suas necessidades e paixões.
Infelizmente, Adão escolheu viver segundo o desejo de sua carne e comeu do fruto proibido. E, ao fazê-lo, seu espírito morreu. Era preciso que Jesus, o Filho de Deus, se tornasse homem para que a humanidade voltasse ao seu estado anterior. Por isso, Jesus disse a Nicodemos que ele tinha de “nascer de novo” (João 3,7).
Precisamos nascer espiritualmente. Sem o nascimento espiritual, somos apenas “dois terços” de uma pessoa. O homem natural, de alguma maneira, tem a leve consciência de que há algo faltando em sua vida e tenta, constantemente, preencher esse vazio. O problema é que ele, geralmente, busca preenchê-lo por meio de uma experiência física ou emocional. Mas, no final das contas, mesmo que possa se fartar de prazeres físicos ou experiências emocionais, ainda sentirá que alguma coisa está faltando, pois nada pode preencher o lugar do Espírito, exceto ao nascer de novo.
O homem foi criado para adorar o Senhor. Se você não adora o Deus vivo e verdadeiro, então achará um substituto. Pode ser o seu carro, sua casa, seu barco, enfim, a lista pode se estender para sempre. Porém, a adoração é uma parte inata da existência humana.
Você pode pensar que tudo isso é simples demais, pode não entender como ter um nascimento espiritual apenas acreditando em Jesus Cristo. Pois bem, Deus o fez assim, de uma maneira simples, para que até mesmo uma criança pudesse nascer novamente.
Jesus continuou a explicar a Nicodemos que “Deus amou tanto o mundo – destruído pelo pecado e  perecendo com o resultado disso – para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3,16).
Um homem nasce novamente ao crer na condição de amor que Deus proveu para o perdão de seus pecados. Pecados que Jesus mesmo levou sobre Si. Dessa forma, quando você recebe Jesus como o seu Salvador e crê que Ele morreu pelos seus pecados, há uma transformação maravilhosa e misteriosa que ocorre interiormente, enquanto o seu espírito nasce. De repente, você começa a viver uma vida mais  completa, com uma nova dimensão do Espírito, com a qual você nunca sonhou e nem pensou que existisse.
Isso é tão glorioso e maravilhoso que está muito além de qualquer coisa que você já experimentou, experiência muito difícil descrever. Paulo disse que as experiências espirituais que ele teve foram tão maravilhosas, que seria um crime tentar colocá-las em palavras (cf. 2 Coríntios 12,4). Não existe nenhuma linguagem que possa expressá-las.
Jesus disse: “Se você quiser ver o Reino dos Céus e entendê-lo, você tem que nascer de novo”. Apenas olhe para Jesus Cristo, que morreu por seus pecados sobre a cruz, acredite n’Ele e no Seu amor por você e a transformação acontecerá.
Hoje, você tem duas escolhas, e tudo depende do seu relacionamento com Jesus Cristo. Você pode acreditar e olhar com fé para Ele ou pode seguir exatamente como você está. Para estar perdido, você não precisa fazer nada, apenas continue fazendo o que tem feito e perecerá. Mas, se olhar para a cruz e acreditar n’Aquele que morreu por seus pecados, então, o dom da vida eterna com Deus será seu! E você terá nascido de novo.
Padre Bantu Mendonça