quinta-feira, 1 de março de 2012

Mensagem

Pensamento do Dia: Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar.                              
                                                                                                                               Santo Agostinho
Eis-me aqui, Jesus
Aqui me encontro, meu bom Jesus! De joelhos me prostro em vossa presença, e vos peço e suplico, com todo o fervor de minha alma, que vos digneis gravar no meu coração os mais vivos sentimentos de fé, esperança e caridade.
Padre Antônio Francisco Bohn

Salmo

Reflexão


ENSINAMENTOS DIVINOS
 
"Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a
convivência.

Às vezes usa a raiva, para que possamos compreender o
infinito valor da paz. 

Outras vezes usa o tédio, quando quer nos mostrar a
importância da aventura e do abandono.

Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar sobre a
responsabilidade do que dizemos.

Às vezes usa o cansaço, para que possamos compreender o
valor do despertar. 

Outras vezes usa a doença, quando quer nos mostrar a
importância da saúde.

Deus costuma usar o fogo para nos ensinar sobre a água. 

Às vezes, usa a terra, para que possamos compreender o valor
do ar.

Outras vezes usa a morte, quando quer nos mostrar a
importância da vida.”

Santo do Dia


Santo Albino
Albino nasceu no ano 469, no seio de uma família cristã, que se encontrava em ascensão social e financeiramente, também pertencia à nobreza de Vannes, sua cidade natal, na Bretanha. Era uma criança reservada, inteligente, pia e generosa. Ao atingir a adolescência manifestou a vocação pela vida religiosa. Por volta dos vinte anos ordenou-se monge e cinco anos depois era escolhido, pela sua comunidade, o abade do mosteiro de Tintilante, também conhecido como de Nossa Senhora de Nantili, próximo de Samour. 

Durante mais vinte e cinco anos exerceu seu ministério, mantendo-se fiel aos preceitos da Igreja, trabalhando para manter a integridade dos Sacramentos e das tradições cristãs. Nesse período, todas as suas qualidades humanas e espirituais afloraram, deixando visível uma pessoa especial que caminhava na retidão da santidade. Fez-se o pai e irmão dos pobres, dos humildes, dos perseguidos e dos prisioneiros. Tanto que foi eleito, para ocupar o posto de bispo de Angers, pelo clero e pela população, num gesto que demonstrou todo amor e estima do seu imenso rebanho. 

Nesse posto trabalhou incansavelmente pela moralização dos costumes, contra os casamentos incestuosos que se tornavam comuns naquela época, quando os ricos da corte tomavam como esposas as próprias irmãs ou filhas. Para isso convocou os concílios regionais de Órleans em 538 e 541, participando em ambos ativamente, arriscando a própria vida. Mas com o apoio da Santa Sé adquiriu novo fôlego para prosseguir na difícil e perigosa campanha de moralização cristã. Depois no de 549, se fez representar pelo seu discípulo e sucessor, o abade Sapaudo. 

A tradição lhe atribui algumas situações prodigiosas e cobertas pela graça da Divina Providência, como a abertura das portas da prisão, a libertação dos encarcerados e muitos outros divulgados entre os fieis devotos. 

Albino morreu no primeiro dia de março de 550 e foi sepultado na igreja de São Pedro em Angers. Devido o seu culto intenso já em 556 foi dedicada à ele uma igreja, na qual construíram uma cripta para onde seu corpo foi transladado. Ao lado dessa igreja foi criado um mosteiro beneditino, cujo primeiro abade foi seu discípulo Sapaudo. 

Contudo, as relíquias do bispo Albino encontraram o repouso definitivo na catedral de São Germano em Paris, no ano 1126, quando o seu culto já atingira, além da França e Itália, também a Alemanha, Inglaterra, Polônia e vários países do Oriente. 

Com justiça, Albino foi considerado um dos santos mais populares da Idade Média, que atingiu a Modernidade através da vigorosa devoção dos fiéis, reflexo de seu exemplo de moralizador. A festa litúrgica de Santo Albino é comemorada no dia de sua morte.

Evangelho do Dia


 Evangelho  (Mateus 7,7-12)

Quinta-Feira, 1 de Março de 2012
1ª Semana da Quaresma




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.
9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!
12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário
Dirijo-me a você, meu irmão, para lhe dizer que Deus é bom conosco, Sua bondade é sem limites. Basta nos dirigirmos a Ele e, erguendo os nossos braços, bradando, coloquemos, em Suas mãos, as nossas alegrias e tristezas, as nossas derrotas e vitórias, as nossas fraquezas e fortalezas.
A banda ‘Vida Reluz’, cantando, traz para nós essas palavras: “Deus é capaz de transformar tua vida. O impossível Ele fará porque és precioso aos Seus olhos / E se tiveres a coragem e a loucura de acreditar / Então irás provar que Ele pode muito mais. Deus é capaz de trocar reinos por ti / Abre mares para que possas atravessar / E se preciso fosse daria novamente a vida por ti / Deus só não é capaz de deixar de te amar. É preciso crer e se entregar sem medo / Ele nunca vai tirar a tua liberdade se não queres /Mas se te entregas sem reservas tua vida se transformará / Então irás provar que Ele pode muito mais…”
Quem nos garante isso é o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor: “Pedi e ser-vos-á dado; procurai e encontrareis; batei e hão-de abrir-vos” (Mateus 7,7)O Mestre da oração coloca em nós a certeza da vitória que vem de Deus, Seu Pai, no texto de hoje. Por isso, meu irmão, esforce-se para agradar o Senhor, espere-O interiormente sem se cansar, procure-O em seus pensamentos. Assim, você verá como Ele estabelecerá Sua morada junto de você (cf. Jo 14,23).
Jesus observa seu raciocínio, seus pensamentos, suas reflexões e examina a forma como você O procura (se é com toda a alma ou com negligência).  Quando Ele vir que você O procura com ardor, imediatamente se manifestará e lhe concederá o Seu auxílio. Ele lhe dará a vitória e o livrará dos seus inimigos.
Com efeito, quando Ele vir como você O procura, como n’Ele deposita,  continuamente, toda a sua esperança, então lhe ensinará a verdadeira oração. Dará a você essa caridade verdadeira que é Ele mesmo. Tornar-se-á, então, tudo em sua vida
Tal como uma criança não pode se alimentar nem cuidar de si mesma, mas apenas olhar chorando para sua mãe até que esta seja tocada de compaixão e se ocupe dela, assim a minha alma espera sempre em Cristo e Lhe atribui toda a justiça. Tal como “o sarmento seca se for separado da videira” (Jo 15,6), sem o Senhor eu não serei justo. Tal como o que é “um salteador e um ladrão que não entra pela porta, mas passa por outro sítio” (Jo 10,1), assim acontece com o que se quer tornar justo sem Aquele que justifica. Ensina-me, Senhor, a Sua justiça para que eu seja justo.
“Presta atenção às minhas palavras, Senhor!” (Sl 5,2). Deus veio não só por piedade ao Seu povo de Israel, mas para salvar todas as nações; não só para restaurar uma parte da terra, mas para renovar o mundo inteiro. Por isso, “presta atenção às minhas palavras, Senhor!”. Não rejeite a minha súplica como indigna, não recuse a minha oração. Eu não peço ouro nem riquezas. É desejando o amor e o respeito por Deus que clamo a Ele sem cessar: “Presta atenção às minhas palavras, Senhor!”
Israel gozou dos Seus bens; também eu farei a experiência dos Seus benefícios. Conduziu o povo para fora do Egito; retira-me do erro. Resgatou-o do Faraó; liberta-me do diabo que inferniza a minha vida e a da minha família. Conduziu o povo do Egito através do Mar Vermelho, guiou-o com a coluna de fogo; ilumina-me com o Seu Espírito Santo. Israel comeu o pão dos anjos no deserto; dê-me o Seu Corpo Santíssimo. Israel bebeu a água do rochedo; sacie-me com o Sangue do Seu lado. Israel recebeu as tábuas da Lei; grave o Seu Evangelho no meu coração.
“Presta atenção às minhas palavras, Senhor! Atende o meu grito!” Graças a esse grito, Moisés tornou a criação aliada do Seu povo. Graças a esse clamor, Josué travou o curso do sol (Js 10,12). Graças a esse grito, Elias tornou estéreis as nuvens do céu (1Rs 17,1). E foi graças a esse lamento que Ana deu à luz um filho, contra toda a esperança (1Sm 1,10s).
Senhor, atenda o meu grito!
Padre Bantu Mendonça