quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Evangelho do Dia

Evangelho (Lucas 7,24-30)

Quinta-Feira, 15 de Dezembro de 2011
3ª Semana do Advento



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

24Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25Que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. 27É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’. 28Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. 29Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. 30Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 
 
Comentário: 
 O Evangelho de hoje é uma das passagens mais tristes da Palavra de Deus para mim. Este Evangelho é uma continuidade, já que no de ontem os discípulos de João Batista vieram perguntar para Jesus se Ele realmente era o esperado. Cristo dá a resposta e eles voltam, mas agora o Senhor olha para a multidão e pergunta: O que e quem vocês foram buscar lá no deserto? No final da leitura Jesus revela que é o profeta. Mas repito: a tristeza descrita no Evangelho de hoje mostra que os doutores da lei e autoridades religiosas daquele tempo não quiseram aceitar o Senhor e todo o plano de salvação que Deus tinha para eles foi frustrado. Em outras palavras, é como se Jesus estivesse dizendo: Eles se perderam, tiveram a oportunidade, e diz lá no livro do Apocalipse: “Eis que estou à porta e bato todos os dias”, então se você abrir Eu entro. Jesus bateu, bateu e bateu à porta e depois João Batista também bateu, mas eles não quiseram ouvir e permaneceram com o coração fechado. Eles não quiseram aceitar João Batista e não o aceitando também não aceitaram a presença de Jesus. E quem não aceita Deus se perde e não se salva.
Na verdade, Jesus está falando isso com muita dor no coração. É interessante que na Bíblia Ave-Maria está escrito assim: “Mas os fariseus e os mestres da lei rejeitando o batismo de João tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus, mas frustaram o desígnio de Deus a seu respeito”. Jesus tinha preparado um desígnio para eles, mas o coração deles estava fechado. E vocês sabem o que aconteceu depois? Essas pessoas acabaram matando o Salvador.
Não vou dizer que nós que estamos aqui hoje neste mundo frustramos os planos de Deus em nossa vida. Neste tempo do Advento a primeira coisa que nós precisamos parar para pensar é se realmente os planos de Deus em nossa vida, que são planos de salvação, estão acontecendo mesmo. Um plano de salvação significa que a partir de hoje preciso mudar a minha vida e caminhar na santidade, porque existem coisas que eu preciso tirar e que ainda estou guardando em meu coração.
Por isso eu queria que no dia de hoje cada um de vocês rezassem por aqueles que estão frustrando o plano de Deus na vida deles. Tenho esperança de salvar essas pessoas, porque Jesus não morreu em vão e a esperança vai nascer na noite do dia 24 de dezembro quando vamos celebrar o nascimento do Senhor.
Padre José Augusto
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário