quinta-feira, 17 de maio de 2012

Evangelho do Dia


Evangelho (João 16,16-20)

Quinta-Feira, 17 de Maio de 2012
6ª Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”.17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”.19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário
Olá! Aqui estou eu, mais uma vez, para lhe dirigir uma palavra que não é minha, mas sim do próprio Jesus. Diante da situação pela qual você está passando, o Senhor diz no Evangelho de hoje: “Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
Gostaria que você meditasse bem o significado dessas Palavras, porque, por meio delas, sua tristeza se converterá em alegria. Com fé, confiança e esperança, entregue-se a Jesus, pois Ele vai subir para o Pai, para o nosso Deus.
Pare de se maltratar e de chorar. Preste atenção nas Palavras de Jesus: a vossa tristeza se transformará em alegria! É promessa de Deus, na pessoa do Seu próprio Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Daí que seja uma realidade na vida de todos aqueles que crêem em Jesus Cristo Salvador. Ele é o único que sabe do tamanho da sua tristeza e agonia.
Cristo vem para lhe fortalecer e encorajar. Saiba que a sua tristeza se transformará em alegria. Embora agora você esteja passando por uma situação difícil, não se preocupe: Jesus já o percebeu e, por isso, lhe diz: “Vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria”.
Meu filho, não existe tristeza no coração do homem que não possa ser transformada – por Jesus - em alegria. Todavia, é fundamental confiarmos no amor de Deus. É preciso apegar-se a esse amor de forma sobrenatural, mesmo que as pessoas ao seu redor lhe incentivem a desistir dos seus sonhos. Mesmo que elas coloquem barreiras naquilo que você tem buscado, não importa! Deus é maior! Confie no Senhor e, somente assim, essa tristeza se transformará em alegria. E essa alegria não lhe será tirada por ninguém. Ela será uma alegria plena.
Ao passarmos por alguma dificuldade, ela parece que não vai ter fim! Não é mesmo? Mas olhe quantas tristezas você já superou. Eu creio que na maioria delas você pensava: “Não será possível… Eu não vou sair dessa… A minha casa ‘caiu’ e não a conseguirei levantar… Dessa vez, eu não vou aguentar”. Mas você superou tudo isso com força e coragem. E, sobretudo, com fé n’Aquele que venceu o mundo.
Muitas vezes, no momento de tristeza, fazemos perguntas ao Senhor:  ”O porquê disso? O porquê daquilo? Mas de novo, Senhor? Por que só eu? Será que não posso ter sossego?”
Quero deixar algo bem claro para você, meu irmão: Se você deixar Jesus entrar no seu coração, se confiar cegamente n’Ele, Cristo lhe dirá: “No mundo sofrereis tribulações. Mas tende fé. Eu venci o mundo e comigo também vós vencereis”.
Portanto, se confiarmos ao Senhor nossas tristezas, chegaremos ao ponto de não questionarmos mais o Senhor. É necessário que a nossa confiança esteja somente no Senhor nosso Deus. Tire a sua confiança do homem. Confie apenas no Senhor! Porque Ele tem o poder de mudar tudo. Ele é o Senhor da vida, da alegria e da esperança.
Neste momento da sua vida, faça suas as palavras de Paulo: “Quando sou fraco é que sou forte!” Isso é confiar no Senhor. Me torno “fraco” quando reconheço que só Jesus pode mudar a minha vida. Mas esse reconhecer-se fraco diante do poder de Deus, na verdade, me leva a ser forte.
Quando penso e ajo assim, estou colocando toda a minha confiança no Senhor, pois acredito que não serei eu que mudará a situação, mas sim o próprio Senhor.
Padre Bantu Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário