segunda-feira, 11 de junho de 2012

Evangelho do Dia


Evangelho (Mateus 10,7-13)

Segunda-Feira, 11 de Junho de 2012
São Barnabé



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.
11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentário


Em consonância com Sua vida e Sua morte, Jesus lança um desafio a Seus discípulos e apóstolos enviados em missão: quer que estes permaneçam com Ele. Hoje, esse desafio é assumido por todos nós. Somos motivados a segui-Lo em Sua obra de evangelização pelo caminho doloroso das perseguições, mas com fortaleza e destemor, temendo tão somente a Deus.
Os discípulos são enviados, porém, com os olhos fixos n’Aquele que é o autor e realizador da fé: Jesus. Ele, em vez da alegria que Lhe foi proposta, preferiu suportar a cruz, desprezando a vergonha, e se assentou à direita do trono de Deus.
O discípulo, quando tentado, se não quiser se tornar um “Jeremias em crise”, deve olha para o Cristo. Daí o exemplo de Jesus ser a escola do autêntico seguimento: “Considerai, pois, aquele que suportou tal contradição por parte dos pecadores, para não vos deixardes fatigar pelo desânimo”. Portanto, do interior do Mistério Pascal, compreende-se melhor o apelo encorajador lançado por Jesus durante o discurso sobre a missão dos apóstolos: “Não tenhais medo deles!”
Com esta missão durante sua vida pública, Jesus quis ser um Mestre prático e não unicamente teórico da Sua mensagem. Para Ele, seria impossível o anúncio a todas as aldeias e cidades da Galileia e os discípulos deviam ser adestrados no que era a sua missão antes da definitiva: anunciar a proximidade do Reino antes de anunciar o Reino definitivo que era o triunfo de Jesus ressuscitado.
Também, de uma forma especial, neste dia em que suplicamos com toda a Igreja a intercessão de São Barnabé, vemos que ele e Paulo serão companheiros de viagem e de missão, agora determinados pelo Espírito.
Padre Bantu Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário