segunda-feira, 2 de julho de 2012

Evangelho do Dia

Evangelho (Mateus 8,18-22)

Segunda-Feira, 2 de Julho de 2012
13ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.
20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 
Comentário 
Estamos diante de dois fatos importantíssimos como cristãos chamados a seguir as pegadas do Mestre: “Tu vens e segue-me”. A opção de seguir Jesus não é minha iniciativa pessoal. É Ele que me chama e consagra para a missão.
No Evangelho de hoje vemos, primeiro, um escriba que se aproxima, afirmando sua determinação de seguimento incondicional a Jesus: “Mestre, estou pronto para seguir o Senhor a qualquer lugar aonde for”. A resposta de Jesus é uma advertência para uma tomada de posição consciente quanto à opção pelo seu seguimento. Cristo apela para o abandono total de si mesmo e renúncia aos bens materiais: “As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar”.
Quem realmente quer seguir Jesus deve abandonar e renunciar tudo e confiar-se tão somente nas mãos providentes de Deus. Jesus, ao afirmar que o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça, quer nos ensinar e levar a aderir ao abandono total nas mãos do Pai.
O segundo episódio – narrado no Evangelho de hoje – é o caso de um dos discípulos que quer “ganhar tempo” e pede que Jesus lhe permita enterrar o pai: “Senhor, deixe-me primeiro ir enterrar meu pai”.
“Pai”, aqui, não se aplica no sentido biológico, mas na permanência das tradições judaicas dos seus antepassados, presos à Lei, que ao invés de salvar e libertar o homem, mata e escraviza. Para nós significa estar preso às nossas idéias egoístas, no orgulho, na vaidade, na preguiça, no individualismo, na tibieza, enfim, nas inúmeras “desculpas” que damos no nosso dia a dia para não nos consagrarmos ao ministério do Senhor como discípulos e missionários d’Ele.
Do mesmo modo que Jesus insistiu com aquele jovem, assim insiste comigo e contigo: “Deixe que os mortos sepultem os seus mortos e tu vens e segue-me”. O chamado de Jesus não está no futuro, mas sim no presente. O tempo é hoje e a hora é agora! Deixe que os “espiritualmente” mortos cuidem dos seus próprios mortos.
Há pessoas que vivem esperando as coisas se ajeitaram para depois servirem a Deus. Eu e você, meu irmão, não temos nem o poder, nem o dever, tão pouco o direito de dizer ‘não’. Portanto, levante-se e siga a Jesus! Ele é o seu Deus e Senhor.
Pare de dar “desculpas furadas”. Quero que saiba que, quando obedecemos a um chamado de Deus, Ele é poderoso para suprir nossas necessidades e nos orientar em toda espécie de dificuldades relacionadas ao Seu chamado para nossas vidas.
Rompa, pois, com todas as barreiras que vedam os seus olhos para não enxergar o projeto de Deus sobre você. Entenda que o “seguir Jesus” significa uma ruptura pura e simples com as antigas tradições mortas que não favorecem a vida, e aderir ao amor vivificante do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Padre Bantu Mendonça
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário