quinta-feira, 24 de maio de 2012

Evangelho do Dia


Evangelho (João 17,20-26)


Quinta-Feira, 24 de Maio de 2012
7ª Semana da Páscoa



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra;21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um:23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.
26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário
Na oração do Evangelho de hoje, Jesus expressa Seu profundo desejo de unidade não somente entre os apóstolos, mas entre estes e aqueles que, mais tarde, haveriam de acreditar nas palavras do Senhor. É a unidade, na comunhão de vida plena, com todos os amados por Deus, sobretudo com aqueles que procuram Sua face mesmo que às “apalpadelas”.
Os discípulos devem compreender e, sobretudo, primar pela solidariedade,  independentemente da condição social da pessoa. Todos os homens maus ou bons, ricos ou pobres, brancos ou negros, naturais de um determinado lugar ou simplesmente residentes, são chamados à salvação.
A união com os discípulos de Jesus se fará na luta pela remoção da barreira que separa ricos e pobres. Esta deve ser a nossa meta, meu irmão! Temos de lutar pela comunhão plena de amor, na qual o amor do Pai e do próprio Jesus esteja em todos.
Que todos se sintam realmente amados por Deus. Eis a oração de Jesus que podemos adotar: “Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, pois me amaste antes da criação do mundo”.
Padre Bantu Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário