segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Evangelho do Dia


Evangelho (Mateus 8,5-11)






Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2011 

1ª Semana do Advento

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentário
O conteúdo principal do Evangelho de hoje é a grande manifestação de fé por parte de um gentio e a cura à distância, sem o toque direto de Jesus. A fé do gentio contrasta com a incredulidade dos israelitas: “… em ninguém em Israel encontrei tanta fé”.
Com esta cura à distância fica destacada a eficiência da Palavra de Jesus. Além deste episódio com o centurião, a cura à distância se dá apenas com outra gentia, a mulher cananeia. Assim, é fortalecida a fé dos discípulos nas comunidades em todo o mundo, que darão continuidade ao ministério de Jesus, sem a Sua presença sensível. Com Cristo, todos os povos de todos os tempos encontram a cura de que precisam para suas vidas.
Hoje é o dia de Jesus entrar no meu coração, na minha alma, na minha casa, na minha vida. Hoje é o dia de eu ir até Ele e fazer minhas súplicas.
Hoje é o dia de Jesus dizer a mim: “Eu vou curá-lo”. Hoje é o dia de eu reconhecer a minha pequenez diante do Senhor. Hoje é o dia de demonstrar que acredito no poder infinito d’Ele.
Hoje é o dia de Jesus se admirar com a fé que existe em mim. Hoje é dia que o Senhor escolheu para dizer que o céu é o meu lugar ao lado da Virgem Maria. E isso junto com os santos, com os anjos, enfim, junto com Deus.
Padre Bantu Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário