— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Breve comentário
Meus irmãos e irmãs,
Jesus nos fala que somos capazes de compreender vários sinais e tantas outras coisas que o mundo nos mostra e nos induz a acreditar e a entrar na onda do tudo posso, quero e tenho.
Com isso, deixamos passar despercebidos valiosos momentos como o povo dá época de Jesus. Jesus é um sinal no meio de nós! Seus milagres são para crermos e testemunharmos sua presença no meio de nós. Mas diante de nossa realidade, o mundo nos dá sinais profanos e destruidores e, no entanto somos crentes das coisas do mundo, ficando assim descrentes das coisas de Deus.
Se formos olhar bem, o sinal já foi dado. Jesus o Filho de Deus morreu numa cruz por cada um de nós. Sobre ele pesava as nossas iniquidades. E o que estamos fazendo para não mais pesar nossos pecados nos ombros do nosso Deus?
É muito constrangedor viver nos tempos de hoje com tudo fácil, com tantas coisas que pensamos em ser felicidade quando na verdade não passa de mera ilusão. É preciso rever nossa vida, nossos costumes, nossa cultua. Onde está nossa verdadeira felicidade?
Nos dias atuais, temos de pagar muito caro para mantermos no conforto, no luxo e na burguesia. E é isso que mais vemos no nosso dia a dia, aqui onde entra o ter, querer e poder. Enquanto buscamos viver a vida nesses três aspectos, muitos dos nossos irmãos sofrem as concequencias, com a fome, cede,miséria e a falta de respeito como seres humanos. Onde está a dignidade humana? Onde fica o mandamento de Jesus: ”Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”?
Porém, Jesus nos adverte que em quantos "muitos procuram conforto, os que são d´Ele procuram a cruz"(moção profética). Tenhamos o cuidado de não nos apegarmos a esse conforto, pois poderá nos levar para longe de Deus, distante do que ele tem preparado para cada um de nós. Estar mas do que na hora despertar e lutarmos juntos para unir todos os corações ao coração de Cristo.
Somos convidados a reconhecer a presença de Jesus e do seu Reino nos dias em que vivemos em todos os irmãos que sofrem, nos marginalizados nos esquecidos pela sociedade e nos que se doam pelo serviço do Reino e de evangelizar com a verdade que vem de Deus, para levarmos ao mundo a paz ,a justiça, a igualdade e o amor que brota do coração do Nosso Deus.
Ailsom Medeiros Batista
Nenhum comentário:
Postar um comentário